Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SISTEMA BRAILLE: UMA PONTE PARA O MUNDO

Palavra-chaves: SISTEMA BRAILLE, INCLUSÃO, PESSOA CEGA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DA ABORDAGEM SOBRE O SISTEMA BRAILLE, COMO POSSIBILIDADE DE COMPREENSÃO E INTERAÇÃO DA PESSOA COM ESPECIFICIDADE VISUAL COM O MUNDO. NESSA PERSPECTIVA ANALISOU A CONCEPÇÃO ACERCA DA ORIGEM DO SISTEMA BRAILLE E DE SUA IMPORTÂNCIA PARA QUE A PESSOA CEGA TORNE-SE UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. PARA TANTO, SE UTILIZOU O MÉTODO HISTÓRICO, O QUAL POSSIBILITA UMA ABORDAGEM ACERCA DA EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS, CONSTRUÇÕES E EPISTEMOLOGIA DO SISTEMA BRAILLE E DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO. TAL DISCUSSÃO OBJETIVOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE, AO FAZERMOS PARTE DE UMA CULTURA LETRADA, LER E ESCREVER TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA TODOS. ASSIM O SISTEMA BRAILLE É O MEIO PELO QUAL A PESSOA CEGA POSSA SER INCLUÍDA NESSA CULTURA. COMO REFLEXÃO, O ARTIGO NOS MOSTRA QUE A ESPECIFICIDADE VISUAL NÃO CONSTITUI-SE EM OBSTÁCULO PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR E, CONSEQUENTEMENTE, PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. APESAR DE SER UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS NO MODELO DE SOCIEDADE QUE TEMOS, ESSA PROPOSTA É POSSÍVEL.

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Comentários

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  • Douglas silva

    Quero ganhar dinheiro jogando !!

    05/04/2022 12:49:02

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