ESTE ARTIGO DESCREVE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE INTRODUÇÃO À ROBÓTICA DO CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA UTILIZANDO PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. A ATIVIDADE É ROTEIRIZADA, APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA ABP E DA SALA DE AULA INVERTIDA E CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE UMA “AUDIÊNCIA JUDICIAL” EM SALA DE AULA, COM O TEMA: “DEVEMOS EMBARGAR A ROBOTIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS?”. A ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO PROMOVER DISCUSSÕES E REFLEXÕES ENTRE OS ESTUDANTES SOBRE OS IMPACTOS SOCIAIS NEGATIVOS ADVINDOS DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS. PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE A PRÁTICA REALIZADA, FOI DISPONIBILIZADA UMA PESQUISA ONLINE, QUE APRESENTOU RESULTADOS SATISFATÓRIOS, POIS A MAIORIA RELATOU QUE A ATIVIDADE FOI EFICAZ, MELHOROU A PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA ABORDADO E CONTRIBUIU PARA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE COLABORAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.