EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES SURDOS E O USO DAS TDIC: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA BNCC
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68400 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 5441 "titulo" => "EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES SURDOS E O USO DAS TDIC: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA BNCC" "resumo" => "A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (BRASIL, 2018) CONSTITUI-SE EM UMA NORMATIVA PARA EDUCA??O B?SICA, NO QUAL FOI ALVO DE DIVERSAS DISCUSS?ES ENTRE ENTIDADES E AUTORES SOBRE SUA CONSTRU??O A EXEMPLO DE ROCHA (2019), AGUIAR E DOURADO (2018), ANFOPE (2017). DENTRE AS COMPET?NCIAS CONTEMPLADAS NO DOCUMENTO, AS TDICS (TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O) GANHAM DESTAQUE AO ENFATIZAR A QUEST?O DO MULTILETRAMENTO E CULTURA DIGITAL. DIANTE DO EXPOSTO, PAUTAMOS NA SEGUINTE PROBLEM?TICA: QUE DIRETRIZES A BNCC APRESENTA QUE FOMENTE POSSIBILIDADES NA MELHORIA DA EDUCA??O DE ESTUDANTES SURDOS FLUENTES NA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS E USU?RIOS DAS TDICS? BASEADO NISTO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS DIRETRIZES QUE COMP?EM O DOCUMENTO EM RELA??O AO USO DAS TDICS PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES SURDOS. NO PERCURSO METODOL?GICO ADOTAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSIDERANDO (CRESWEL, 2007), QUANTO AO PROCEDIMENTO T?CNICO ? DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO E DOCUMENTAL (LAKATOS E MARCONI, 2003). NA LEITURA DO DOCUMENTO DA BNCC PERCEBEMOS QUE EXISTEM COMPET?NCIAS GERAIS E ESPEC?FICAS QUE PRIORIZAM O FOMENTO DE PR?TICAS DE LINGUAGEM E A CULTURA DIGITAL, MAS QUE POUCO DIALOGA E/OU DETALHA DIRETRIZES SOBRE A ESPECIFICIDADE LINGU?STICA E CULTURAL DO SURDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ESTUDANTE SURDO, TDIC, BNCC, SOFTWARES EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5441_20092020172112.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA FERNANDA MARTINS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NÁDIA FERNANDA" "autor_email" => "nadiaaraujo1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68400 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1965 "inscrito_id" => 5441 "titulo" => "EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES SURDOS E O USO DAS TDIC: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA BNCC" "resumo" => "A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (BRASIL, 2018) CONSTITUI-SE EM UMA NORMATIVA PARA EDUCA??O B?SICA, NO QUAL FOI ALVO DE DIVERSAS DISCUSS?ES ENTRE ENTIDADES E AUTORES SOBRE SUA CONSTRU??O A EXEMPLO DE ROCHA (2019), AGUIAR E DOURADO (2018), ANFOPE (2017). DENTRE AS COMPET?NCIAS CONTEMPLADAS NO DOCUMENTO, AS TDICS (TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O) GANHAM DESTAQUE AO ENFATIZAR A QUEST?O DO MULTILETRAMENTO E CULTURA DIGITAL. DIANTE DO EXPOSTO, PAUTAMOS NA SEGUINTE PROBLEM?TICA: QUE DIRETRIZES A BNCC APRESENTA QUE FOMENTE POSSIBILIDADES NA MELHORIA DA EDUCA??O DE ESTUDANTES SURDOS FLUENTES NA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS E USU?RIOS DAS TDICS? BASEADO NISTO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS DIRETRIZES QUE COMP?EM O DOCUMENTO EM RELA??O AO USO DAS TDICS PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES SURDOS. NO PERCURSO METODOL?GICO ADOTAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSIDERANDO (CRESWEL, 2007), QUANTO AO PROCEDIMENTO T?CNICO ? DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO E DOCUMENTAL (LAKATOS E MARCONI, 2003). NA LEITURA DO DOCUMENTO DA BNCC PERCEBEMOS QUE EXISTEM COMPET?NCIAS GERAIS E ESPEC?FICAS QUE PRIORIZAM O FOMENTO DE PR?TICAS DE LINGUAGEM E A CULTURA DIGITAL, MAS QUE POUCO DIALOGA E/OU DETALHA DIRETRIZES SOBRE A ESPECIFICIDADE LINGU?STICA E CULTURAL DO SURDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ESTUDANTE SURDO, TDIC, BNCC, SOFTWARES EDUCACIONAIS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5441_20092020172112.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA FERNANDA MARTINS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "NÁDIA FERNANDA" "autor_email" => "nadiaaraujo1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }