O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? INVESTIGAR NO LIVRO DID?TICO ?VONTADE DE SABER?, COMO ? CONCEBIDA A NO??O DE EQUA??O DO 2? GRAU EM TURMAS DO 9? ANO DO FUNDAMENTAL II. QUAIS OS CONTEXTOS EM QUE SE INSERE, O TRATAMENTO QUE RECEBE, SE NO DESENVOLVIMENTO DO TEMA H? INTERDISCIPLINARIDADES. COM FOCO NESTE OBJETIVO, AS ETAPAS METODOL?GICAS REALIZADAS NA PESQUISA CONTEMPLARAM A AN?LISE INTRODUT?RIA (CONCEITOS INICIAIS), DESENVOLVIMENTO DO CONTE?DO, BEM COMO TAMB?M FORAM AVALIADAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS E O GRAU DE DIFICULDADE APRESENTADO. DURANTE A AN?LISE DO VOLUME, ENCONTRAMOS A PRESEN?A DA NO??O DE EQUA??O EM CONTEXTOS HIST?RICOS, CONCEITUAIS, GEOM?TRICOS SUBJETIVOS E PRAGM?TICOS (NECESSARIAMENTE NESTA ORDEM). A PARTIR DESSES CONTEXTOS, PERCEBEMOS QUE AS EQUA??ES RECEBEM DIFERENTES TRATAMENTOS, SENDO EXPLORADA DE FORMA INTUITIVA, TECNICISTA E DEDUTIVA. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O VOLUME DO 9? ANO DA COLE??O ANALISADA D? ?NFASE AO TRABALHO COM DIFERENTES FORMAS DE SE CONCEBER A IDEIA DE EQUA??O E APRESENTA DIVERSAS SITUA??ES PERTINENTES A EXPLORA??O E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALG?BRICO.