EVOLUÇÃO É A TEORIA BIOLÓGICA QUE TRATA DA DESCENDÊNCIA COM MODIFICAÇÃO DOS ORGANISMOS. ELA É O EIXO INTEGRADOR DA BIOLOGIA, SENDO SEU ENSINO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, APESAR DA GRANDE IMPORTÂNCIA QUE APRESENTA, NA MAIORIA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS, ESTA NÃO TEM RECEBIDO A ATENÇÃO QUE MERECE. DIANTE DISSO, É NECESSÁRIO BUSCAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO, COMO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, QUE PODE CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM. COM BASE NISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, VERIFICAR SE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA É UMA FERRAMENTA EFICIENTE NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA, ALÉM DE DIVULGAR E FACILITAR A SUA COMPREENSÃO NO ENSINO BÁSICO, ATRAVÉS DE LINGUAGEM SIMPLES, POR MEIO DE PALESTRAS, JOGOS E MODELOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA É UMA FERRAMENTA EFICAZ DURANTE O ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO.