A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES E CONTRADIÇÕES EXISTENTES EM PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE O SISTEMA DE ACREDITAÇÃO REGIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO MERCOSUL (ARCU-SUL). REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA NAS BASES REDALYC, SCIELO (WEB OFSCIENSE) E SCOPUS (ELSEVIER) COM RECORTE DE 2008 A 2020, COM OS DESCRITORES “AVALIAÇÃO” AND “MERCOSUL” E “AVALIAÇÃO”AND “ARCUL-SUL”. RESULTARAM DE 17 ARTIGOS, LEVADOS AOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO, ONDE 04 ARTIGOS FORAM ANALISADOS. TODOS ESCRITOS POR PESSOAS DO SEXO FEMINO, EM PORTUGUÊS, NO BRASIL E NA ARGENTINA, PUBLICADOS EM 2015, 2016, 2019 E 2020. AS PESQUISAS APONTAM A UMA TENDÊNCIA REGULATÓRIA DO ARCU-SUL, COM ENFOQUE NO MERCADO DE TRABALHO DO MERCOSUL E POUCO VOLTADO PARA AS PRÁTICAS FORMATIVAS DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO.