A FORMA??O DOS EDUCADORES IND?GENAS DEVE SER MARCADA POR UMA ABORDAGEM N?O CIENTIFICISTA, POR UMA ABORDAGEM QUE DEVE DAR EQUIDADE E LEGITIMIDADE OS SABERES TRADICIONAIS E AS TEORIAS OCIDENTAIS, ASSIM, A ETNOBIOLOGIA APRESENTA-SE COMO MATRIZ PROMISSORA NESSE ESPA?O EDUCACIONAL, VISANDO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO LOCAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO OIAPOQUE-AMAP?. A PROPOSTA BUSCA DESENVOLVER NOVAS SOLU??ES DID?TICAS PARA USO NAS COMUNIDADES, A QUAL POSSIBILITE O REVIVER DAS TRADI??ES, TENDO COMO PROPOSTA DE CRIA??O O PRIMEIRO HERB?RIO INTERCULTURAL, DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL IND?GENAS (CLII). OS ESTUDOS FORAM CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA E CAMPO, E AINDA DESENVOLVIDO MECANISMOS/FERRAMENTAS DID?TICA DE BAIXO CUSTO, DE F?CIL APLICA??O NO CONTEXTO AMAZ?NICO. EM METODOLOGIA, O RELATO DE EXPERI?NCIAS APRESENTOU-SE COMO LINGUAGEM DO ESTUDO. OS RESULTADOS PERMEARAM NA ARTICULA??O E IMPLICA??ES DE METODOLOGIAS, LIGADOS A MATRIZ CURRICULAR ETNOBOT?NICA, TENDO A HIPERVALORIZAR?O DOS SABERES TRADICIONAIS, OS QUAIS FORAM ALCAN?ADOS E SATISFAT?RIOS NO TOCANTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO LEGITIMIDADE AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, E POSSIBILITANDO APLICA??O DAS TEORIAS NECESS?RIAS ? CONSTRU??O DO HERB?RIO E APROPRIA??O DOS CONHECIMENTOS TRABALHADOS, ASSIM, ETNOCONHECIMENTO NO ENSINO FOI EFETIVADO NA CONFEC??O DE EXSICATA, MAPAS MENTAIS E SEMIN?RIOS NA L?NGUA MATERNA.