REKINDLING TRADITIONS: A ETNOBOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DO OIAPOQUE-AP
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69469 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "REKINDLING TRADITIONS: A ETNOBOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DO OIAPOQUE-AP" "resumo" => "A FORMA??O DOS EDUCADORES IND?GENAS DEVE SER MARCADA POR UMA ABORDAGEM N?O CIENTIFICISTA, POR UMA ABORDAGEM QUE DEVE DAR EQUIDADE E LEGITIMIDADE OS SABERES TRADICIONAIS E AS TEORIAS OCIDENTAIS, ASSIM, A ETNOBIOLOGIA APRESENTA-SE COMO MATRIZ PROMISSORA NESSE ESPA?O EDUCACIONAL, VISANDO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO LOCAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO OIAPOQUE-AMAP?. A PROPOSTA BUSCA DESENVOLVER NOVAS SOLU??ES DID?TICAS PARA USO NAS COMUNIDADES, A QUAL POSSIBILITE O REVIVER DAS TRADI??ES, TENDO COMO PROPOSTA DE CRIA??O O PRIMEIRO HERB?RIO INTERCULTURAL, DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL IND?GENAS (CLII). OS ESTUDOS FORAM CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA E CAMPO, E AINDA DESENVOLVIDO MECANISMOS/FERRAMENTAS DID?TICA DE BAIXO CUSTO, DE F?CIL APLICA??O NO CONTEXTO AMAZ?NICO. EM METODOLOGIA, O RELATO DE EXPERI?NCIAS APRESENTOU-SE COMO LINGUAGEM DO ESTUDO. OS RESULTADOS PERMEARAM NA ARTICULA??O E IMPLICA??ES DE METODOLOGIAS, LIGADOS A MATRIZ CURRICULAR ETNOBOT?NICA, TENDO A HIPERVALORIZAR?O DOS SABERES TRADICIONAIS, OS QUAIS FORAM ALCAN?ADOS E SATISFAT?RIOS NO TOCANTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO LEGITIMIDADE AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, E POSSIBILITANDO APLICA??O DAS TEORIAS NECESS?RIAS ? CONSTRU??O DO HERB?RIO E APROPRIA??O DOS CONHECIMENTOS TRABALHADOS, ASSIM, ETNOCONHECIMENTO NO ENSINO FOI EFETIVADO NA CONFEC??O DE EXSICATA, MAPAS MENTAIS E SEMIN?RIOS NA L?NGUA MATERNA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ETNOBOTÂNICA, HERBÁRIO INTERCULTURAL, MAPAS MENTAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REVIVER TRADIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3036_15082020114905.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGERDÂNIO ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AGERDÂNIO DE SOUZA" "autor_email" => "as.unifap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69469 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "REKINDLING TRADITIONS: A ETNOBOTÂNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DO OIAPOQUE-AP" "resumo" => "A FORMA??O DOS EDUCADORES IND?GENAS DEVE SER MARCADA POR UMA ABORDAGEM N?O CIENTIFICISTA, POR UMA ABORDAGEM QUE DEVE DAR EQUIDADE E LEGITIMIDADE OS SABERES TRADICIONAIS E AS TEORIAS OCIDENTAIS, ASSIM, A ETNOBIOLOGIA APRESENTA-SE COMO MATRIZ PROMISSORA NESSE ESPA?O EDUCACIONAL, VISANDO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO LOCAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO OIAPOQUE-AMAP?. A PROPOSTA BUSCA DESENVOLVER NOVAS SOLU??ES DID?TICAS PARA USO NAS COMUNIDADES, A QUAL POSSIBILITE O REVIVER DAS TRADI??ES, TENDO COMO PROPOSTA DE CRIA??O O PRIMEIRO HERB?RIO INTERCULTURAL, DO CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL IND?GENAS (CLII). OS ESTUDOS FORAM CONTEXTUALIZADAS EM SALA DE AULA E CAMPO, E AINDA DESENVOLVIDO MECANISMOS/FERRAMENTAS DID?TICA DE BAIXO CUSTO, DE F?CIL APLICA??O NO CONTEXTO AMAZ?NICO. EM METODOLOGIA, O RELATO DE EXPERI?NCIAS APRESENTOU-SE COMO LINGUAGEM DO ESTUDO. OS RESULTADOS PERMEARAM NA ARTICULA??O E IMPLICA??ES DE METODOLOGIAS, LIGADOS A MATRIZ CURRICULAR ETNOBOT?NICA, TENDO A HIPERVALORIZAR?O DOS SABERES TRADICIONAIS, OS QUAIS FORAM ALCAN?ADOS E SATISFAT?RIOS NO TOCANTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO LEGITIMIDADE AOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, E POSSIBILITANDO APLICA??O DAS TEORIAS NECESS?RIAS ? CONSTRU??O DO HERB?RIO E APROPRIA??O DOS CONHECIMENTOS TRABALHADOS, ASSIM, ETNOCONHECIMENTO NO ENSINO FOI EFETIVADO NA CONFEC??O DE EXSICATA, MAPAS MENTAIS E SEMIN?RIOS NA L?NGUA MATERNA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ETNOBOTÂNICA, HERBÁRIO INTERCULTURAL, MAPAS MENTAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REVIVER TRADIÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3036_15082020114905.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGERDÂNIO ANDRADE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "AGERDÂNIO DE SOUZA" "autor_email" => "as.unifap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }