A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DISTANCIAMENTO ENTRE OS DIVERSOS SETORES DA ESCOLA TEM SIDO UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DE RECLAMAÇÕES DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM SALAS DE AEE. POR ISSO, O ESTUDO DISCUTE A RESPEITO DAS CAUSAS QUE DISTANCIAM O PROFESSOR DO PROCESSO INCLUSIVO. O OBJETIVO GERAL BUSCOU ANALISAR COMO A FORMAÇÃO DOCENTE FACILITA O PROCESSO INCLUSIVO E MINIMIZA O DISTANCIAMENTO ENTRE A COMUNIDADE ESCOLAR. DE MODO MAIS ESPECIFICO INTENTOU-SE IDENTIFICAR O QUE CAUSA O DISTANCIAMENTO DOS PROFESSORES DAS PRÁTICAS ESCOLARES INCLUSIVAS E COMO A FORMAÇÃO PODE MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO, VERIFICAR QUAIS ESTRATÉGIAS PODEM SER USADAS PARA MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE AULA REGULAR; COMPREENDER AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM CONSTRUÍREM PRÁTICAS INCLUSIVAS PENSADAS NA DIVERSIDADE. A INVESTIGAÇÃO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE LIVROS E ARTIGOS DE AUTORES QUE REFLETEM SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES, ALÉM DAS POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS OBTIDAS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE E DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA INCLUSÃO ESCOLAR. O ESTUDO JUSTIFICA-SE POR PROMOVER NOVOS OLHARES SOBRE COMO MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO INCLUSIVO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.