ESTE ARTIGO PROCURA TRAZER UMA ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E CONSTITUI SE COMO RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA QUE BUSCA CONTRIBUIR PARA MOSTRAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS INERENTES SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM MAESTRIA E COMPETÊNCIA. CONCLUÍMOS QUE ELE VEM CONSTRUINDO SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA SOCIEDADE PEDAGÓGICA, CRIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS E CONQUISTANDO SEU PRÓPRIO ESPAÇO NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. COM A CRIAÇÃO DESSE ARTIGO AS AUTORAS ESPERAM CONTRIBUIR AINDA MAIS AMPLIAR A VISÃO DO TRABALHO DESTE PROFISSIONAL, PARA SEU RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO, MOSTRANDO QUE ELE CONSEGUE IR ALÉM DO CAMPO ESCOLAR: AMBIENTES FORMAL OU INFORMAL, ESCOLAR OU NÃO ESCOLAR E EVIDENCIANDO SEUS DESAFIOS, BUSCAS E CONQUISTAS AO LONGO DO TEMPO. DURANTE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO PODE SE PERCEBER QUE OS PEDAGOGOS BUSCAM INCESSANTEMENTE SE APERFEIÇOAR PARA MELHORAR SEU GRAU DE APRENDIZADO E ASSIM RESULTAR EM PROTAGONISMO ESTUDANTIL.