ESTE ESTUDO FAZ PARTE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPE/CAA. COMPREENDENDO A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COMO PROCESSOS DISTINTOS, MAS INDISSOCIÁVEIS, ASSIM COMO, SABENDO QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NECESSITA DE UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA SUJEITOS ESPECÍFICOS QUE VIVEM NESSE TERRITÓRIO, APRESENTAMOS O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO SE DÃO OS PROCESSOS DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA CLASSE MULTISSERIADA DO CAMPO? NESTE SENTIDO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR OS PROCESSOS DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA CLASSE MULTISSERIADA DO CAMPO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO DIRETA E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ESSA INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM UM TERRITÓRIO CAMPESINO PERTENCENTE A CIDADE DE SÃO CAETANO/PE, EM UMA CLASSE MULTISSERIADA, QUE ATENDIA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE 5 ANOS E O ENSINO FUNDAMENTAL (COM CRIANÇAS DE 6 E 7 ANOS). DURANTE O ESTUDO PERCEBEMOS QUE HAVIA UM ESFORÇO DA PROFESSORA PARA QUE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES FOSSE EFETIVADA, ENTRETANTO, NÃO PRESENCIAMOS EM SUA PRÁTICA ALFABETIZADORA, A PREOCUPAÇÃO EM ALFABETIZAR LETRANDO. FOI POSSÍVEL OBSERVAR TAMBÉM QUE O CONTEXTO AO QUAL OS ESTUDANTES ESTAVAM SUBMERSOS, NESSE CASO, O CAMPO, NÃO FOI LEVADO EM CONTA NO DECORRER DAS AULAS.