UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, UMA VEZ QUE LIDA COM CRIANÇAS NA FAZE DE DESENVOLVIMENTO, ONDE PRIMANDO POR UMA BASE EDUCACIONAL BEM PREPARADA OS DEMAIS ANOS ESCOLARES CERTAMENTE SERÃO MELHOR VIVENCIADOS. PARA TAL, FAZ-SE NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM TODO O PROCESSO E O USO DA LUDICIDADE TANTO NO AMBIENTE ESCOLAR QUANTO NO AMBIENTE FAMILIAR, UMA VEZ QUE, AS MESMAS IRÃO AJUDAR O EDUCANDO A DESENVOLVER HABILIDADES COMO: A LEITURA, O CONVÍVIO EM GRUPO E OUTRAS MÚLTIPLAS HABILIDADES NO DECORRER DO PERCURSO EDUCACIONAL, QUE POR SUA VEZ, COMEÇAM A SE TORNAR EVIDENTES E NECESSÁRIAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EM MEIO A TANTAS DESVENTURAS EXISTENTES NO AMBIENTE EDUCACIONAL PÚBLICO ATUAL E FAMILIAR, A REALIDADE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NÃO É EXATAMENTE A DESEJADA, POIS ALÉM DE PROBLEMAS ESTRUTURAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS EXISTEM OS PROBLEMAS FAMILIARES DENTRE OUTROS, QUE TAMBÉM INFLUENCIAM A VIDA EDUCACIONAL DO EDUCANDO. O PRESENTE TEMA TRAZ ALGUNS REFERENCIAIS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS COMO: FREIRE, LIBÂNEO, PCN, PIAGET E REIS, OS QUAIS CONTRIBUEM PARA A REFLEXÃO E INSTIGAÇÃO PARA AS POSSÍVEIS MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DOCENTES, PRIMANDO PELA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO MEIO EDUCACIONAL E FAMILIAR EM PROL DA MELHORIA NA APRENDIZAGEM.