COM BASE NA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC E BUSCANDO UMA MANEIRA TRANSDISCIPLINAR DE APLICÁ-LAS NAS AULAS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E NA PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO NA ERA PLANETÁRIA, SURGIU O PROJETO QUEIMADAS NA AMAZÔNIA EM UM COLÉGIO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. O FOCO MAIOR DO PROJETO FOI O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA 10 (CIDADANIA E RESPONSABILIDADE) EM ESTUDANTES DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E TEVE COMO OBJETIVO ATRAVESSAR A BARREIRA DE COMPONENTES CURRICULARES EM BUSCA DE UMA ESPÉCIE DE UNIDADE. SENDO A CIDADANIA UMA CONSTRUÇÃO DIÁRIA, BUSCOU-SE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES NA ANÁLISE DOS TEXTOS PROPOSTOS E NA TRANSPOSIÇÃO DESTES PARA UMA NOVA MÍDIA, DESPERTANDO-OS PARA UM CONHECIMENTO CRÍTICO DE SEUS DIREITOS E DEVERES CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS E PARA UM MAIOR COMPROMETIMENTO COM O COLETIVO. A METODOLOGIA APLICADA LANÇOU MÃO DOS RECURSOS DAS TDICS, EMPREGANDO-AS COMO AGENTE ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ELEGEMOS OS RECURSOS DE WEBQUEST E QR CODES QUE SERVIRAM PARA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES. COM ESTE PROJETO ENCORAJAMOS OS ESTUDANTES A EXERCEREM SUA CIDADANIA, DESPERTANDO PARA UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, TENDO EM VISTA O RECENTE AUMENTO DO NÚMERO DE QUEIMADAS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO, A AMAZÔNIA.