ESTE ARTIGO ANALISOU AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ENCONTRADAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, E IDENTIFICOU OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE TRIGONOMETRIA TRATADOS E AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS QUE SÃO ABORDADAS NESSAS PESQUISAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONSTITUIU-SE DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA TRIGONOMETRIA, DAS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS E DE PESQUISAS QUE APONTAM DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, E COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A PLATAFORMA SUCUPIRA PARA ENCONTRAR REVISTAS, QUALIS A2, QUADRIÊNIOS 2013-2016, COM O FOCO NA ÁREA DE ENSINO. DAS REVISTAS SELECIONADAS, UTILIZOU-SE A FERRAMENTA DE BUSCA PARA FILTRAR APENAS OS ARTIGOS QUE TINHAM COMO PALAVRAS-CHAVE “TRIGONOMETRIA” E DESTES FORAM ANALISADOS APENAS OS ARTIGOS COM PARTICIPANTES. VERIFICOU-SE QUE OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES FORAM CICLO TRIGONOMÉTRICO E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS. ACERCA DAS BASES TEÓRICAS NOTOU-SE A RECORRÊNCIA DE TEÓRICOS DA DIDÁTICA FRANCESA – BOUSSEAU (1996), ARTIGUE (1996) E VERGNAUD (1990) – E DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL (1993). CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS TEVE COMO SUJEITOS DE PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E QUE ESTES APRESENTARAM DIFICULDADES RELACIONADAS À CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS E AO USO DE TECNOLOGIAS TRADICIONAIS, COMO O TRANSFERIDOR.