ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA E APLICADA POR BOLSISTAS DO PIBID EM
UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DA ATIVIDADE FOI
APRESENTAR E DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO SEXUAL, ENVOLVENDO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE
TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO
POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE JOGOS DIDÁTICOS. O TRABALHO ENVOLVEU TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: O
LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, COM O USO DE UMA CAIXA DE PERGUNTAS
APRESENTADA AOS ESTUDANTES ANTES DA ATIVIDADE; UM JOGO DIDÁTICO NO QUAL OS ESTUDANTES OPTARAM,
ATRAVÉS DE DISCUSSÕES, PELO ROTEIRO DE UMA HISTÓRIA, REALIZANDO ESCOLHAS A PARTIR DE DILEMAS
APRESENTADOS, DECIDINDO O QUE ACONTECERIA COM OS PERSONAGENS; E UM MOMENTO DE CONSOLIDAÇÃO
FAZENDO USO DE UMA “CAIXA MISTERIOSA” QUE CONTINHA OBJETOS RELACIONADOS A MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS E ISTS. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM
ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO, LEVANTARAM QUESTIONAMENTOS, ESCLARECERAM DÚVIDAS E
ESTABELECERAM UM DIÁLOGO FRANCO COM OS BOLSISTAS PIBID, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE E A
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. PARA OS BOLSISTAS, PROFESSORES EM FORMAÇÃO, TAMBÉM
CONFIGUROU UMA ATIVIDADE FORMATIVA NA QUAL PUDERAM MOBILIZAR SABERES CURRICULARES E
DISCIPLINARES E CONSTRUIR SABERES EXPERIENCIAIS.