Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: A CAIXA MISTERIOSA E AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPITIVOS

Palavra-chaves: PROPOSTA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO SEXUAL, PIBID, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIAS ATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69395
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2142
    "inscrito_id" => 4521
    "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: A CAIXA MISTERIOSA E AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPITIVOS"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA E APLICADA POR BOLSISTAS DO PIBID EM\r\n
      UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DA ATIVIDADE FOI\r\n
      APRESENTAR E DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO SEXUAL, ENVOLVENDO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE\r\n
      TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO\r\n
      POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE JOGOS DIDÁTICOS. O TRABALHO ENVOLVEU TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: O\r\n
      LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, COM O USO DE UMA CAIXA DE PERGUNTAS\r\n
      APRESENTADA AOS ESTUDANTES ANTES DA ATIVIDADE; UM JOGO DIDÁTICO NO QUAL OS ESTUDANTES OPTARAM,\r\n
      ATRAVÉS DE DISCUSSÕES, PELO ROTEIRO DE UMA HISTÓRIA, REALIZANDO ESCOLHAS A PARTIR DE DILEMAS\r\n
      APRESENTADOS, DECIDINDO O QUE ACONTECERIA COM OS PERSONAGENS; E UM MOMENTO DE CONSOLIDAÇÃO\r\n
      FAZENDO USO DE UMA “CAIXA MISTERIOSA” QUE CONTINHA OBJETOS RELACIONADOS A MÉTODOS\r\n
      CONTRACEPTIVOS E ISTS. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM\r\n
      ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO, LEVANTARAM QUESTIONAMENTOS, ESCLARECERAM DÚVIDAS E\r\n
      ESTABELECERAM UM DIÁLOGO FRANCO COM OS BOLSISTAS PIBID, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE E A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. PARA OS BOLSISTAS, PROFESSORES EM FORMAÇÃO, TAMBÉM\r\n
      CONFIGUROU UMA ATIVIDADE FORMATIVA NA QUAL PUDERAM MOBILIZAR SABERES CURRICULARES E\r\n
      DISCIPLINARES E CONSTRUIR SABERES EXPERIENCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO SEXUAL, PIBID, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID4521_28092020222355.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA ZANETTI DE CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA CAMPOS"
    "autor_email" => "livia.zanetti.campos@usp."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69395
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2142
    "inscrito_id" => 4521
    "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: A CAIXA MISTERIOSA E AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPITIVOS"
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA E APLICADA POR BOLSISTAS DO PIBID EM\r\n
      UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DA ATIVIDADE FOI\r\n
      APRESENTAR E DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO SEXUAL, ENVOLVENDO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE\r\n
      TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO\r\n
      POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE JOGOS DIDÁTICOS. O TRABALHO ENVOLVEU TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: O\r\n
      LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, COM O USO DE UMA CAIXA DE PERGUNTAS\r\n
      APRESENTADA AOS ESTUDANTES ANTES DA ATIVIDADE; UM JOGO DIDÁTICO NO QUAL OS ESTUDANTES OPTARAM,\r\n
      ATRAVÉS DE DISCUSSÕES, PELO ROTEIRO DE UMA HISTÓRIA, REALIZANDO ESCOLHAS A PARTIR DE DILEMAS\r\n
      APRESENTADOS, DECIDINDO O QUE ACONTECERIA COM OS PERSONAGENS; E UM MOMENTO DE CONSOLIDAÇÃO\r\n
      FAZENDO USO DE UMA “CAIXA MISTERIOSA” QUE CONTINHA OBJETOS RELACIONADOS A MÉTODOS\r\n
      CONTRACEPTIVOS E ISTS. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM\r\n
      ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO, LEVANTARAM QUESTIONAMENTOS, ESCLARECERAM DÚVIDAS E\r\n
      ESTABELECERAM UM DIÁLOGO FRANCO COM OS BOLSISTAS PIBID, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE E A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. PARA OS BOLSISTAS, PROFESSORES EM FORMAÇÃO, TAMBÉM\r\n
      CONFIGUROU UMA ATIVIDADE FORMATIVA NA QUAL PUDERAM MOBILIZAR SABERES CURRICULARES E\r\n
      DISCIPLINARES E CONSTRUIR SABERES EXPERIENCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, EDUCAÇÃO SEXUAL, PIBID, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID4521_28092020222355.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIVIA ZANETTI DE CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "LIVIA CAMPOS"
    "autor_email" => "livia.zanetti.campos@usp."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DIDÁTICA PRODUZIDA E APLICADA POR BOLSISTAS DO PIBID EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DA ATIVIDADE FOI APRESENTAR E DISCUTIR TEMAS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO SEXUAL, ENVOLVENDO AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTS) E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O USO DE JOGOS DIDÁTICOS. O TRABALHO ENVOLVEU TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, COM O USO DE UMA CAIXA DE PERGUNTAS APRESENTADA AOS ESTUDANTES ANTES DA ATIVIDADE; UM JOGO DIDÁTICO NO QUAL OS ESTUDANTES OPTARAM, ATRAVÉS DE DISCUSSÕES, PELO ROTEIRO DE UMA HISTÓRIA, REALIZANDO ESCOLHAS A PARTIR DE DILEMAS APRESENTADOS, DECIDINDO O QUE ACONTECERIA COM OS PERSONAGENS; E UM MOMENTO DE CONSOLIDAÇÃO FAZENDO USO DE UMA “CAIXA MISTERIOSA” QUE CONTINHA OBJETOS RELACIONADOS A MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E ISTS. A PROPOSTA DIDÁTICA FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO, LEVANTARAM QUESTIONAMENTOS, ESCLARECERAM DÚVIDAS E ESTABELECERAM UM DIÁLOGO FRANCO COM OS BOLSISTAS PIBID, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS. PARA OS BOLSISTAS, PROFESSORES EM FORMAÇÃO, TAMBÉM CONFIGUROU UMA ATIVIDADE FORMATIVA NA QUAL PUDERAM MOBILIZAR SABERES CURRICULARES E DISCIPLINARES E CONSTRUIR SABERES EXPERIENCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.