O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS PRINCIPAIS REPERCUSSÕES DAS DIFICULDADES EXISTENTES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO MOMENTO DE TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS ESTUDOS FORAM REALIZADOS NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BANCO DE DISSERTAÇÕES DA CAPES, SCIELO E GOOGLE ACADÊMICO, REFERENTE AOS PERÍODOS COMPREENDIDOS ENTRE 2000 A 2016. FORAM SELECIONADAS E ESTUDADAS 7 (SETE) REFERÊNCIAS, ONDE OS AUTORES DISCORREM SOBRE A REFERIDA TEMÁTICA. OS DISCENTES ENVOLVIDOS NA TRANSIÇÃO DE UMA ETAPA PARA OUTRA SOFREM COM AS MAIS VARIADAS MUDANÇAS QUE OCORREM NESTA ETAPA DE TRANSIÇÃO DE UMA ETAPA DE ENSINO PARA OUTRA. A TOTALIDADE DOS ESTUDOS ENCONTRADOS E QUE FUNDAMENTAM ESTE TRABALHO, RELACIONADOS À FASE DE TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR PARA O MAIOR, APONTAM QUE PELO MENOS UM DOS FATORES CITADOS, CAUSA DESCONTINUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. ASSIM, COMO DOCENTES PRECISAMOS AUXILIAR OS ALUNOS A SUPERAR AS DIFICULDADES EXISTENTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA QUE SURGEM NESTA PASSAGEM, A FIM DE QUE OCORRA UMA HARMONIA ENTRE OS ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.