Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, TRADICIONALISMO, ENSINAGEM, MATEMÁTICA, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69361
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 2024
    "titulo" => "PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, TRADICIONALISMO, ENSINAGEM, MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_23082020185112.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS"
    "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69361
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 664
    "inscrito_id" => 2024
    "titulo" => "PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, TRADICIONALISMO, ENSINAGEM, MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_23082020185112.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS"
    "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.