ESTE ARTIGO EXPRESSA UMA PESQUISA INICIAL SOBRE A LUDICIDADE EM JUN??O COM A MATEM?TICA EM SALA DE AULA, TENDO NASCIDO DURANTE UMA DISCUSS?O ENTRE OS AUTORES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA EM SALA DE AULA E COMO O TRADICIONALISMO OPERA, DE MODO A PODAR A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR E DO ALUNO EM SUAS PR?TICAS, TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO O L?DICO PODE INTERFERIR NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA? ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE O PAPEL DO L?DICO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA; E COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: COMPREENDER A PR?TICA DOCENTE DOS PROFESSORES ESTUDADOS QUE ENSINAM MATEM?TICA; ANALISAR O OLHAR DOS DOCENTES NO QUE SE REFERE ? LUDICIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM DA MATEM?TICA. PARA DAR SUPORTE AO ESTUDO, ESTABELECEMOS COMO COMPREENS?O TE?RICA: ANASTASIOU E ALVES (2004), BRASIL (1998), CHAS (2014), FERREIRA, CONDOTTA E MONTEIRO (2014), FREIRE (1996), GIL (2010), G?NGORA (1985), MARGON (2013), MIZUKAMI (1986), OLIVEIRA (2008), RAU (2013), SAVIANI (2008), SILVA (2015), SOBRINHA E SANTOS (2016), E COMO COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS DE QUESTION?RIO ONLINE. EM SUMA, NOTAMSO O PAPEL QUE A LUDICIDADE TEM NA CRITICIDADE E AUTONOMIA DO SUJEITO, ASSIM COMO NOS PROCESSOS DE ENSINAGEM, MOSTRANDO-SE UMA ALTERNATIVA AO TRADICIONALISMO.