Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL;, ENSINO-APRENDIZAGEM;, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;, PRÁTICAS DE ENSINO., Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68420
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 4041
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL;, ENSINO-APRENDIZAGEM;, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;, PRÁTICAS DE ENSINO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID4041_29082020150138.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES"
    "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail"
    "autor_ies" => "UNIC"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68420
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 4041
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PROPULSORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL;, ENSINO-APRENDIZAGEM;, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;, PRÁTICAS DE ENSINO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA18_ID4041_29082020150138.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES"
    "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail"
    "autor_ies" => "UNIC"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.