RESUMO
CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, EXIBINDO ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, VISANDO LEVANTAR E ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ACERCA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PESQUISA CENTROU-SE EM ATENDER A SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE TORNAR-SE UM FATOR PROPULSOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? UTILIZOU-SE AS BASES REDALYC, SCIELO, E O PORTAL DA CAPES, EMPREGANDO-SE COMO DESCRITORES OS TERMOS: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ENTRELAÇAMENTOS PELO BOOLEANO “AND”. FORAM ELEGÍVEIS 14 ARTIGOS; ONDE, 28,6% ENCONTRAVAM-SE NA BASE DE DADOS REDALYC, 21,4% NA SCIELO, E 50% NO PORTAL DA CAPES. NOTOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE ESTUDOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS (64,2%). OS ESTUDOS MOSTRAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS DOCENTES QUE POSSUEM UMA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DE MODO A TORNAREM-SE MAIS COMPETENTES PARA LIDAR COM AS DIVERSAS SITUAÇÕES DE ENSINO. PARA OS ALUNOS, TER UM AMBIENTE EMOCIONAL ADEQUADO, GERADO PELA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, REVELA O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO E SUA QUESTÃO NORTEADORA FORAM ATENDIDOS, POSSIBILITANDO A PARTIR DESSA DISCUSSÃO AMPLIAR A VISÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA, PARA UMA PRÁTICA DOCENTE E UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS.