Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA

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      APRENDIZAGEM MESMO QUE REMOTAMENTE. NO ENTANTO, NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTES RECURSOS.\r\n
      NESTE ARTIGO, PRETENDE - SE APRESENTAR COMO OS ALUNOS DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA\r\n
      TÊM ACESSO AO USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM BASE NA PORTARIA N° 343 DO\r\n
      MEC, DE 17 DE MARÇO DE 2020 E NA LEI N° 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 QUE ESTABELECEM\r\n
      NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA.\r\n
      ALÉM DE SER NORTEADO PELOS ESTUDOS DA CULTURA DIGITAL DA BNCC (2018), TECNOLOGIA DIGITAL E\r\n
      ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDGAR MORAN (2011). A METODOLOGIA UTILIZADA É UM ESTUDO DE CASO\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, A MUDANÇA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL TROUXE À TONA NOVOS DESAFIOS E ANTIGOS PROBLEMAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. A DISPARIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO ENTRE REDES PARTICULARES E REDES PÚBLICAS DE ENSINO NO BRASIL, TORNOU-SE AINDA MAIS EVIDENTE. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) QUE SURGE DEVIDO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO MUNDO ACARRETOU MUDANÇAS IMPACTANTES NA VIDA DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. DIANTE DISSO, O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) É FUNDAMENTAL NO ERE, POIS POSSIBILITA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM MESMO QUE REMOTAMENTE. NO ENTANTO, NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTES RECURSOS. NESTE ARTIGO, PRETENDE - SE APRESENTAR COMO OS ALUNOS DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA TÊM ACESSO AO USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM BASE NA PORTARIA N° 343 DO MEC, DE 17 DE MARÇO DE 2020 E NA LEI N° 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 QUE ESTABELECEM NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA. ALÉM DE SER NORTEADO PELOS ESTUDOS DA CULTURA DIGITAL DA BNCC (2018), TECNOLOGIA DIGITAL E ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDGAR MORAN (2011). A METODOLOGIA UTILIZADA É UM ESTUDO DE CASO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REALIZADO COM ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA PARA SABER INFORMAÇÕES A RESPEITO DO ACESSO ÀS TICS E COMO TAL USO MODIFICOU A ROTINA DA COMUNIDADE ESCOLAR.

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