USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM
ESTUDO DE CASO DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69680 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 6434 "titulo" => """ USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM\r\n ESTUDO DE CASO DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA """ "resumo" => """ NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, A MUDANÇA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO\r\n EMERGENCIAL TROUXE À TONA NOVOS DESAFIOS E ANTIGOS PROBLEMAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. A\r\n DISPARIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO ENTRE REDES PARTICULARES E REDES PÚBLICAS DE ENSINO NO BRASIL,\r\n TORNOU-SE AINDA MAIS EVIDENTE. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) QUE SURGE DEVIDO A\r\n PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO MUNDO ACARRETOU MUDANÇAS IMPACTANTES NA\r\n VIDA DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. DIANTE DISSO, O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC’S) É FUNDAMENTAL NO ERE, POIS POSSIBILITA O PROCESSO DE ENSINO-\r\n APRENDIZAGEM MESMO QUE REMOTAMENTE. NO ENTANTO, NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTES RECURSOS.\r\n NESTE ARTIGO, PRETENDE - SE APRESENTAR COMO OS ALUNOS DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA\r\n TÊM ACESSO AO USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM BASE NA PORTARIA N° 343 DO\r\n MEC, DE 17 DE MARÇO DE 2020 E NA LEI N° 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 QUE ESTABELECEM\r\n NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA.\r\n ALÉM DE SER NORTEADO PELOS ESTUDOS DA CULTURA DIGITAL DA BNCC (2018), TECNOLOGIA DIGITAL E\r\n ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDGAR MORAN (2011). A METODOLOGIA UTILIZADA É UM ESTUDO DE CASO\r\n ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REALIZADO COM ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA PARA SABER\r\n INFORMAÇÕES A RESPEITO DO ACESSO ÀS TICS E COMO TAL USO MODIFICOU A ROTINA DA COMUNIDADE\r\n ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL,, TIC’S,, COMUNIDADE ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6434_01102020183334.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA SANTOS" "autor_email" => "renata_santos_rn@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69680 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2572 "inscrito_id" => 6434 "titulo" => """ USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM\r\n ESTUDO DE CASO DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA """ "resumo" => """ NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, A MUDANÇA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO\r\n EMERGENCIAL TROUXE À TONA NOVOS DESAFIOS E ANTIGOS PROBLEMAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. A\r\n DISPARIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO ENTRE REDES PARTICULARES E REDES PÚBLICAS DE ENSINO NO BRASIL,\r\n TORNOU-SE AINDA MAIS EVIDENTE. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) QUE SURGE DEVIDO A\r\n PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO MUNDO ACARRETOU MUDANÇAS IMPACTANTES NA\r\n VIDA DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. DIANTE DISSO, O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC’S) É FUNDAMENTAL NO ERE, POIS POSSIBILITA O PROCESSO DE ENSINO-\r\n APRENDIZAGEM MESMO QUE REMOTAMENTE. NO ENTANTO, NEM TODOS TÊM ACESSO A ESTES RECURSOS.\r\n NESTE ARTIGO, PRETENDE - SE APRESENTAR COMO OS ALUNOS DA EMEF SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA\r\n TÊM ACESSO AO USO DE TIC’S NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM BASE NA PORTARIA N° 343 DO\r\n MEC, DE 17 DE MARÇO DE 2020 E NA LEI N° 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 QUE ESTABELECEM\r\n NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA.\r\n ALÉM DE SER NORTEADO PELOS ESTUDOS DA CULTURA DIGITAL DA BNCC (2018), TECNOLOGIA DIGITAL E\r\n ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDGAR MORAN (2011). A METODOLOGIA UTILIZADA É UM ESTUDO DE CASO\r\n ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO REALIZADO COM ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA PARA SABER\r\n INFORMAÇÕES A RESPEITO DO ACESSO ÀS TICS E COMO TAL USO MODIFICOU A ROTINA DA COMUNIDADE\r\n ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL,, TIC’S,, COMUNIDADE ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6434_01102020183334.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA SANTOS" "autor_email" => "renata_santos_rn@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }