POR GEST?O ESCOLAR ENTENDE-SE O CONJUNTO DE A??ES NECESS?RIAS AO BOM DESENVOLVIMENTO DAS PR?TICAS EDUCACIONAIS, EM SEU CORPO, E LOG?STICA. A CONTENTO, DESAFIADOR AO PAPEL DE GESTOR QUE BUSCA PROMOVER UMA GEST?O ESCOLAR PARTICIPATIVA INTEGRANDO-SE AO DOSSI? DE SABERES DID?TICO-PEDAG?GICO DE ENSINO, JUNTO AOS CONHECIMENTOS ORA ADMINISTRADOS, TAMB?M TRAZIDO PELOS SEUS ALUNOS. ENTENDENDO, QUE SE ENCONTRA NA EDUCA??O A BASE DE FORMA??O SOCIAL DO SER HUMANO AMPARADO PELA CONSTITUI??O FEDERAL BRASILEIRA E LEIS REGULADORAS COMO A LDB ? LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCA??O. A SABER, A NECESSIDADE DE FORMAR O INDIV?DUO COM VALORES, HAJA VISTA, DA EDUCA??O CONSTITUIR-SE O ELO PROPICIADOR PARA A CONSTRU??O E DESENVOLVIMENTO DO SABER HUMANO, ESTANDO NA ESCOLA, O ESPA?O DE SOCIALIZA??O DE CONHECIMENTO. DIANTE AS PR?TICAS E DESAFIOS DA GEST?O ESCOLAR P?BLICA ENCONTRA-SE DIFICULDADES PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DE UMA GEST?O DEMOCR?TICA, PARTICIPATIVA E AUT?NOMA AL?M, DE LIMITANTES RECURSOS DID?TICOS-PEDAG?GICOS E TECNOL?GICOS A CAR?NCIA DE FORMA??O CONTINUADA, V?RTICE, AO BOM DESEMPENHO DA EDUCA??O E VIV?NCIA GLOBAL DO ALUNO AS APRENDIZAGENS. INDISPENS?VEL, AO PROCESSO EDUCACIONAL, EST?O A TR?ADE: ESCOLA, FAM?LIA E ESTADO A FORMAREM ELOS PROPICIADORES A EDUCA??O AINDA QUE EXISTAM NICHOS DE DESIGUALDADES SOCIAIS O ALUNO DEVE SER ALCAN?ADO. TAL ESTUDO VERSA PELO OBJETIVO DE BUSCAR COMPREENDER A GEST?O ESCOLAR P?BLICA E SEU CORPO DE APOIO (POUCA EFETIVA??O), POR INDICA??O POL?TICO-PARTID?RIA TOLHENDO A COMUNIDADE DE PARTICIPAREM NA ESCOLHA DO GESTOR DEMOCRATICAMENTE, QUI??, DA PR?PRIA AUTONOMIA DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO EDUCACIONAL. DO REFERENCIAL TE?RICO-METODOL?GICO VIA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, OBTEVE-SE, RESULTADOS AINDA EXCIPIENTES.