Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO, LÚDICO, BIOLOGIA, , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69691
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 430
    "inscrito_id" => 4058
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "OS JOGOS L?DICOS S?O CONSIDERADOS FERRAMENTAS IDEAIS DE APRENDIZAGEM, J? QUE ESTES FAZEM A APROXIMA??O DO CONTE?DO COM A REALIDADE DO ALUNO, TRAZENDO-O A REFLETIR E FAZER A LIGA??O DO MATERIAL TRABALHADO COM A SUA VIV?NCIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO DE ALGUNS M?TODOS DE ENSINO UTILIZANDO O L?DICO COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ?REAS DA BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI A PROCURA E AN?LISE DE ARTIGOS E LIVROS SOBRE O ENSINO L?DICO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, M?DIO E SUPERIOR NOS ?LTIMOS 20 ANOS. OS JOGOS E ATIVIDADES L?DICAS RETRATADOS, EM SUA MAIORIA, FORAM CONSTRU?DOS COM MATERIAL DE F?CIL ACESSO E DE BAIXO CUSTO, SENDO ADAPT?VEIS TANTO PARA ALUNOS DE FAIXA ET?RIA DIVERSA. ASSIM, OS PROFESSORES PODEM USAR COMO INSPIRA??O E FAZER SUAS PR?PRIAS ATIVIDADES L?DICAS, FUGINDO DO M?TODO TRADICIONAL DE AULA. AS ATIVIDADES TIVERAM ALTO N?VEL DE ACEITA??O E COMPREENS?O COMO MOSTRA QUESTION?RIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE ATRAV?S DESSE TRABALHO, MOSTRANDO ALGUMAS DAS V?RIAS ATIVIDADES L?DICAS EXISTENTES, QUE SEJA POSS?VEL ENTENDER A IMPORT?NCIA DO L?DICO NO APRENDIZADO NOS DIVERSOS N?VEIS DE ENSINO E INCENTIVAR A CRIA??O DE NOVOS JOGOS, EXERC?CIOS, E ATIVIDADES L?DICAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4058_31072020154530.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA LUIZA DE SOUSA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA LUIZA"
    "autor_email" => "maylsp25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69691
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 430
    "inscrito_id" => 4058
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "OS JOGOS L?DICOS S?O CONSIDERADOS FERRAMENTAS IDEAIS DE APRENDIZAGEM, J? QUE ESTES FAZEM A APROXIMA??O DO CONTE?DO COM A REALIDADE DO ALUNO, TRAZENDO-O A REFLETIR E FAZER A LIGA??O DO MATERIAL TRABALHADO COM A SUA VIV?NCIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO DE ALGUNS M?TODOS DE ENSINO UTILIZANDO O L?DICO COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ?REAS DA BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI A PROCURA E AN?LISE DE ARTIGOS E LIVROS SOBRE O ENSINO L?DICO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, M?DIO E SUPERIOR NOS ?LTIMOS 20 ANOS. OS JOGOS E ATIVIDADES L?DICAS RETRATADOS, EM SUA MAIORIA, FORAM CONSTRU?DOS COM MATERIAL DE F?CIL ACESSO E DE BAIXO CUSTO, SENDO ADAPT?VEIS TANTO PARA ALUNOS DE FAIXA ET?RIA DIVERSA. ASSIM, OS PROFESSORES PODEM USAR COMO INSPIRA??O E FAZER SUAS PR?PRIAS ATIVIDADES L?DICAS, FUGINDO DO M?TODO TRADICIONAL DE AULA. AS ATIVIDADES TIVERAM ALTO N?VEL DE ACEITA??O E COMPREENS?O COMO MOSTRA QUESTION?RIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE ATRAV?S DESSE TRABALHO, MOSTRANDO ALGUMAS DAS V?RIAS ATIVIDADES L?DICAS EXISTENTES, QUE SEJA POSS?VEL ENTENDER A IMPORT?NCIA DO L?DICO NO APRENDIZADO NOS DIVERSOS N?VEIS DE ENSINO E INCENTIVAR A CRIA??O DE NOVOS JOGOS, EXERC?CIOS, E ATIVIDADES L?DICAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LÚDICO, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4058_31072020154530.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA LUIZA DE SOUSA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA LUIZA"
    "autor_email" => "maylsp25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

OS JOGOS L?DICOS S?O CONSIDERADOS FERRAMENTAS IDEAIS DE APRENDIZAGEM, J? QUE ESTES FAZEM A APROXIMA??O DO CONTE?DO COM A REALIDADE DO ALUNO, TRAZENDO-O A REFLETIR E FAZER A LIGA??O DO MATERIAL TRABALHADO COM A SUA VIV?NCIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO DE ALGUNS M?TODOS DE ENSINO UTILIZANDO O L?DICO COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ?REAS DA BIOLOGIA. A METODOLOGIA FOI A PROCURA E AN?LISE DE ARTIGOS E LIVROS SOBRE O ENSINO L?DICO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, M?DIO E SUPERIOR NOS ?LTIMOS 20 ANOS. OS JOGOS E ATIVIDADES L?DICAS RETRATADOS, EM SUA MAIORIA, FORAM CONSTRU?DOS COM MATERIAL DE F?CIL ACESSO E DE BAIXO CUSTO, SENDO ADAPT?VEIS TANTO PARA ALUNOS DE FAIXA ET?RIA DIVERSA. ASSIM, OS PROFESSORES PODEM USAR COMO INSPIRA??O E FAZER SUAS PR?PRIAS ATIVIDADES L?DICAS, FUGINDO DO M?TODO TRADICIONAL DE AULA. AS ATIVIDADES TIVERAM ALTO N?VEL DE ACEITA??O E COMPREENS?O COMO MOSTRA QUESTION?RIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE ATRAV?S DESSE TRABALHO, MOSTRANDO ALGUMAS DAS V?RIAS ATIVIDADES L?DICAS EXISTENTES, QUE SEJA POSS?VEL ENTENDER A IMPORT?NCIA DO L?DICO NO APRENDIZADO NOS DIVERSOS N?VEIS DE ENSINO E INCENTIVAR A CRIA??O DE NOVOS JOGOS, EXERC?CIOS, E ATIVIDADES L?DICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.