O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO SOBRE: A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM. COM A FINALIDADE DE ANALISAR O USO DAS TECNOLOGIAS NA PRATICA PEDAGÓGICA COMO RECURSO EFICAZ DA EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO É DE CUNHO ACADÊMICO BIBLIOGRÁFICO. NESTE SENTIDO, RESPALDOU-SE EM PESQUISAS DE ARTIGOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E EM AUTORES COMO ALMEIDA (2000), BEHERENS (2000), CHIZZOTTI (1991), DEMO (1995), KENSKI (2003-2012), MERCADO (1999), MINAYO (2013), SANCHO (2001), QUE ABORDARAM DE FORMA TEÓRICA SOBRE O TEMA EM QUESTÃO E PROPORCIONARAM MAIORES ESCLARECIMENTOS QUANTO À RESPECTIVA INVESTIGAÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES E COM A DIREÇÃO DA ESCOLA CAMPO DA PESQUISA. DURANTE O PERÍODO DE INTERVENÇÃO, FICOU EVIDENTE QUE A INSERÇÃO E O USO EFETIVO DAS TECNOLOGIAS NAS SALAS DE AULA TORNAM-SE FERRAMENTAS ESSENCIAIS NO AUXÍLIO DO TRABALHO DO PROFESSOR ASSIM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, PESSOAL E SOCIAL DOS ALUNOS. MESMO A ESCOLA DISPONDO DE ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS, VÊ-SE A FALTA DE PREPARAÇÃO EFICAZ DOS PROFESSORES PARA SE TRABALHAR DE FORMA CONTÍNUA COM AS DIVERSAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO.