O PRESENTE TRABALHO ABORDA QUESTÕES EDUCACIONAIS DISCUTIDAS NA CONTEMPORANEIDADE, BUSCANDO REFLETIR ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, SEUS IMPACTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONQUISTA DA MELHORIA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TAMBÉM APRESENTA AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS REPRESENTAM PARA A ELABORAÇÃO DE AÇÕES E DE PROPOSTAS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, POIS MEDIANTE OS RESULTADOS FORNECIDOS PELOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB, QUE SÃO FONTES PERTINENTES PARA A ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, OS GESTORES SÃO CONVOCADOS A REORGANIZAR AS METAS E PROMOVER MECANISMOS QUE VENHAM A INTERFERIR E SOLUCIONAR OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O AVANÇO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. COM O ESTUDO, PODEMOS SALIENTAR QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM APRESENTANDO ALGUMAS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, NO QUE TANGE A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE, OS DADOS COLETADOS PELAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, PODEM COLABORAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PROPICIAS A MINIMIZAR AS DISPARIDADES NAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES DE TODAS AS PARTES DO BRASIL.