PENSAR A FILOSOFIA É DESENVOLVER O PENSAMENTO FILOSÓFICO, E ELE PERPASSA TODA MERA ESPECULAÇÃO DO SENSO COMUM, OU SEJA, A BUSCA DE ALGO POR SI MESMO POR MEIO DA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR UM OBJETO DESEJADO, EXAMINANDO E ANALISANDO COM CUIDADO PARA NÃO ATRIBUIR PRÁTICAS SEM RIGOR CIENTIFICO. AO DEFINIR A FILOSOFIA COMO UMA CIÊNCIA PARA REFLEXÃO, ELA SE ESTABELECE COMO UM CONHECIMENTO RELEVANTE, ISTO É, O ATO EM FILOSOFAR É AGIR SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SISTEMATIZANDO, INDAGANDO E PROBLEMATIZANDO-O. PARA ISSO, A PEDAGOGIA É ENTENDIDA COMO UMA CIÊNCIA INDISPENSÁVEL NA VIDA DO SOCIAL DO SER HUMANO, E SEUS PRINCÍPIOS DEVEM SER SUBMETIDOS À REFLEXÃO FILOSÓFICA. PARA OCORRER ESSA ARTICULAÇÃO ENTRE OS PENSAMENTOS DAS CIÊNCIAS, FAZ NECESSÁRIO REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM AUTORES QUE PERMITEM ESSA PROBLEMATIZAÇÃO DA RELEVÂNCIA NA TEMÁTICA AO CENÁRIO EDUCACIONAL. O OBJETIVO DO ARTIGO É REFLETIR SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E SEU CAMINHO HISTÓRICO NA PEDAGOGIA, ESSA MESMA FILOSOFIA QUE SE COLOCA COMO FORMA DE CONHECIMENTO CIENTIFICO. ACREDITA-SE QUE, A ARTICULAÇÃO ESTEJA PRESENTE ENTRE A PEDAGOGIA E FILOSOFIA DESENVOLVAM A ATIVIDADE EDUCACIONAL DE FORMA A EXPLICITAR OS SEUS FUNDAMENTOS, QUE AJUDEM A COMPREENDER A FUNÇÃO QUE OS MESMOS PROPORCIONAM NA CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS, DE MANEIRA EFICAZ E CONSCIENTE.