É POSSÍVEL DESENVOLVER EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI? PARA INVESTIGAR ESSA PERGUNTA, REALIZOU-SE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO QUE OBJETIVOU SENSIBILIZAR JOVENS UNIVERSITÁRIOS A SENTIR EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, TENDO COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL A TEORIA DE M. HOFFMAN SOBRE O ASSUNTO. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19, A PESQUISA-INTERVENÇÃO, DE CARÁTER DIDÁTICO, ACONTECEU NA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. PARTICIPARAM 25 ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PARA PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, UTILIZOU-SE A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA RACIONAL-AFETIVA, INSPIRADA EM L. GALVÃO, QUE MESCLA O USO DE TÉCNICAS DO PSICODRAMA, COM RODA DE CONVERSA, ORGANIZADA EM QUATRO ETAPAS: (1) NA FASE DO AQUECIMENTO, UTILIZOU-SE UM TRECHO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”; (2) NA ETAPA DA DRAMATIZAÇÃO, A TÉCNICA PSICODRAMÁTICA INTITULADA “A CARTA”, QUE TEVE COMO GATILHO DISPARADOR UMA REPORTAGEM SOBRE UM ADOLESCENTE QUE FOI TORTURADO POR DOIS SEGURANÇAS DE UM SUPERMERCADO APÓS SER FLAGRADO TENTANDO FURTAR CHOCOLATE; (3) NA FASE COMPARTILHAR, OS PARTICIPANTES FORAM ESTIMULADOS A DISCUTIR O TEMA PROPOSTO; (4) E NA ETAPA DE COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS, OS ESTUDANTES FORAM INCENTIVADOS A POSTAREM EM SUAS REDES SOCIAIS REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O TEMA. BASEADO NOS DADOS ANALISADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE A INTERVENÇÃO PROPOSTA CONSEGUIU SENSIBILIZAR OS PARTICIPANTES A OLHAR OS JOVENS QUE COMETEM ATOS INFRACIONAIS COMO PESSOAS QUE VIVENCIAM SITUAÇÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL E QUE SÃO, MUITAS VEZES, VÍTIMAS DE ATOS VIOLENTOS DESNECESSÁRIOS. DEFENDE-SE, PORTANTO, UMA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA TRANSFORMADORA, PROMOTORA DE CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO CRÍTICO.