A GEOGRAFIA ESCOLAR É UMA DISCIPLINA DE SUMA RELEVÂNCIA À SOCIEDADE DEVIDO A SUA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS, E POR BUSCAR COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO ATUAL MUNDO GLOBALIZADO NO QUAL VIVEMOS, À VISTA DISSO, ESSA CIÊNCIA ESTAR PRESENTE NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO. AS ESCOLAS DO BRASIL EM SUA GRANDE MAIORIA UTILIZAM COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA APREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA: OS LIVROS DIDÁTICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DE ANALISAR E AVALIAR UMA COLETÂNEA DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS/CE. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, COMO METODOLOGIA, HOUVE A UTILIZAÇÃO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E DE DOCUMENTOS LEGAIS, DE VISITA A CAMPO, DE ENTREVISTA COM O DOCENTE, DE REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS LIVROS, E DE ELABORAÇÃO DE QUADROS COM A DISPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE A COLETÂNEA APRESENTA LIVROS PROPÍCIOS A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA COMO: ILUSTRAÇÕES, FIGURAS, MAPAS, CURIOSIDADES/ATUALIDADES, ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES, UMA LINGUAGEM À FAIXA ETÁRIA E UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SEQUENCIAL AO ENTENDIMENTO DO EDUCANDO. ADEMAIS, TAIS CARACTERÍSTICAS SUPRACITADAS DESSA COLETÂNEA, AUXILIAM O PROFESSOR NA ELABORAÇÃO DE SUAS AULAS, E CONSEQUENTEMENTE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.