Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE ENSINAR E APRENDER COM A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA COLETÂNEA DE LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A GEOGRAFIA ESCOLAR É UMA DISCIPLINA DE SUMA RELEVÂNCIA À SOCIEDADE DEVIDO A SUA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS, E POR BUSCAR COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO ATUAL MUNDO GLOBALIZADO NO QUAL VIVEMOS, À VISTA DISSO, ESSA CIÊNCIA ESTAR PRESENTE NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO. AS ESCOLAS DO BRASIL EM SUA GRANDE MAIORIA UTILIZAM COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA APREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA: OS LIVROS DIDÁTICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DE ANALISAR E AVALIAR UMA COLETÂNEA DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS/CE. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, COMO METODOLOGIA, HOUVE A UTILIZAÇÃO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA E DE DOCUMENTOS LEGAIS, DE VISITA A CAMPO, DE ENTREVISTA COM O DOCENTE, DE REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS LIVROS, E DE ELABORAÇÃO DE QUADROS COM A DISPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATAMOS QUE A COLETÂNEA APRESENTA LIVROS PROPÍCIOS A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA COMO: ILUSTRAÇÕES, FIGURAS, MAPAS, CURIOSIDADES/ATUALIDADES, ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES, UMA LINGUAGEM À FAIXA ETÁRIA E UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SEQUENCIAL AO ENTENDIMENTO DO EDUCANDO. ADEMAIS, TAIS CARACTERÍSTICAS SUPRACITADAS DESSA COLETÂNEA, AUXILIAM O PROFESSOR NA ELABORAÇÃO DE SUAS AULAS, E CONSEQUENTEMENTE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.