NESTE ARTIGO, BUSCOU-SE ANALISAR A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA INFANTOJUVENIL. NESTE TRABALHO, PROCUROU-SE TAMBÉM, CONTEXTUALIZAR A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E RELACIONAR OS DESAFIOS E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NAS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA RELATIVA A ASPECTOS DA ÁREA DA TEORIA DE GIROUX (1986), COELHO (1987), MARCUSCHI (1996), GERALDI (1997), OLIVEIRA (2007, 2008 E 2009) E ARROYO (2011), COSSON (2011). AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PROCEDERAM-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APLICADA COM 8 (OITO) PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE BERNARDINO BATISTA-PB. NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONFIRMOU-SE HÁ PERSISTÊNCIA DOS PROBLEMAS RECORRENTES EM OUTRAS PESQUISAS COMO: AUSÊNCIA/LIMITAÇÃO DE LIVROS FALTA DE ESPAÇOS/BIBLIOTECAS, PROBLEMAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES E A PRÁTICA DE LEITURA DAS CRIANÇAS E SEUS PAIS.