AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68098 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2157 "inscrito_id" => 6884 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE" "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROIC) FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO DE FEDERAL (FAP-DF). PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE TERMO FEEDBACK, MUITO USADO NA EDUCAÇÃO, É UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA O PROFESSOR REORGANIZAR O SEU TRABALHO PEDAGÓGICO E OS ESTUDANTES TEREM CIÊNCIA DE COMO ESTÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS PROPOSTOS PARA O SEU ANO ESCOLAR. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O FEEDBACK DO PROCESSO AVALIATIVO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. A PESQUISA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZOU PARA LEVANTAMENTO DE DADOS: A LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O PROFESSOR E TÉCNICA DE DESENHO PROJETIVO E GRUPO FOCAL COM ESTUDANTES. O REFERENCIAL TEÓRICO SE SUSTENTA EM FERNANDES (2009) E VILLAS BOAS (2006, 2019). OS RESULTADOS REVELAM UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS DOCUMENTOS DA REDE DE ENSINO E O PPP DA ESCOLA COM AS PRÁTICAS DO DOCENTE. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR INFLUENCIAVAM O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA AVALIAÇÃO, FEEDBACK E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS, O QUE OS LEVOU A ADERIR, ACEITAR E REAGIR DE FORMA POSITIVA ÀS PRÁTICAS AVALIATIVAS TRADICIONAIS E MERITOCRÁTICAS DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FEEDBACK, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6884_29092020103325.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laislaladf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68098 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2157 "inscrito_id" => 6884 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE" "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROIC) FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO DE FEDERAL (FAP-DF). PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE TERMO FEEDBACK, MUITO USADO NA EDUCAÇÃO, É UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA O PROFESSOR REORGANIZAR O SEU TRABALHO PEDAGÓGICO E OS ESTUDANTES TEREM CIÊNCIA DE COMO ESTÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS PROPOSTOS PARA O SEU ANO ESCOLAR. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O FEEDBACK DO PROCESSO AVALIATIVO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. A PESQUISA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZOU PARA LEVANTAMENTO DE DADOS: A LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O PROFESSOR E TÉCNICA DE DESENHO PROJETIVO E GRUPO FOCAL COM ESTUDANTES. O REFERENCIAL TEÓRICO SE SUSTENTA EM FERNANDES (2009) E VILLAS BOAS (2006, 2019). OS RESULTADOS REVELAM UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS DOCUMENTOS DA REDE DE ENSINO E O PPP DA ESCOLA COM AS PRÁTICAS DO DOCENTE. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR INFLUENCIAVAM O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA AVALIAÇÃO, FEEDBACK E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS, O QUE OS LEVOU A ADERIR, ACEITAR E REAGIR DE FORMA POSITIVA ÀS PRÁTICAS AVALIATIVAS TRADICIONAIS E MERITOCRÁTICAS DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FEEDBACK, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6884_29092020103325.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LAIS" "autor_email" => "laislaladf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }