ESTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROIC) FINANCIADA PELA FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO DE FEDERAL (FAP-DF). PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE TERMO FEEDBACK, MUITO USADO NA EDUCAÇÃO, É UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA O PROFESSOR REORGANIZAR O SEU TRABALHO PEDAGÓGICO E OS ESTUDANTES TEREM CIÊNCIA DE COMO ESTÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS PROPOSTOS PARA O SEU ANO ESCOLAR. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE O FEEDBACK DO PROCESSO AVALIATIVO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. A PESQUISA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZOU PARA LEVANTAMENTO DE DADOS: A LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O PROFESSOR E TÉCNICA DE DESENHO PROJETIVO E GRUPO FOCAL COM ESTUDANTES. O REFERENCIAL TEÓRICO SE SUSTENTA EM FERNANDES (2009) E VILLAS BOAS (2006, 2019). OS RESULTADOS REVELAM UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS DOCUMENTOS DA REDE DE ENSINO E O PPP DA ESCOLA COM AS PRÁTICAS DO DOCENTE. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR INFLUENCIAVAM O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS ACERCA DA AVALIAÇÃO, FEEDBACK E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS, O QUE OS LEVOU A ADERIR, ACEITAR E REAGIR DE FORMA POSITIVA ÀS PRÁTICAS AVALIATIVAS TRADICIONAIS E MERITOCRÁTICAS DO PROFESSOR.