Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS

Palavra-chaves: TDICS, MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69257
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 4825
    "titulo" => "PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDICS, MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4825_17082020151029.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIA GUEDES DE ALMEIDA "
    "autor_nome_curto" => "EVÂNIA GUEDES"
    "autor_email" => "guedesevania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => "5f255c8c30a15_01082020_091404.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69257
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 579
    "inscrito_id" => 4825
    "titulo" => "PEDAGOGIA E TECNOLOGIAS EM SINTONIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO À LUZ DAS TDICS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDICS, MÍDIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4825_17082020151029.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIA GUEDES DE ALMEIDA "
    "autor_nome_curto" => "EVÂNIA GUEDES"
    "autor_email" => "guedesevania@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => "5f255c8c30a15_01082020_091404.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.