ESTE TRABALHO TRAZ UMA DISCUSS?O SOBRE APRENDER E ENSINAR POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UTILIZANDO-SE PARA ISSO, AS M?DIAS DIGITAIS, ENTRE V?RIOS OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TDICS). EM SUA PR?TICA PEDAG?GICA, OS PROFESSORES PODEM ADOTAR ESSES RECURSOS PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA MELHORIA NA CONDI??O DE APRENDIZAGEM. PARA A REALIZA??O DESTE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGR?FICO. VERIFICOU-SE COMO AS TDICS PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS, E DE QUE MANEIRA O USO DESSAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O NO AMBIENTE ESCOLAR FAVORECEM A INTERA??O ENTRE OS ALUNOS, AL?M DE DESEMPENHAR PAPEL IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS DISCENTES. COM ESTE TRABALHO, FOI POSS?VEL CONSTATAR O QUANTO AS M?DIAS DIGITAIS E AS DIVERSAS FERRAMENTAS DIGITAIS PODEM SER DE SUMA IMPORT?NCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELAS REPRESENTAM UMA POSSIBILIDADE DE ROMPER COM O ANTIGO M?TODO TRADICIONAL DE ENSINO. AO ADOTAR UMA NOVA POSTURA, NESTE NOVO CEN?RIO EDUCACIONAL, O ALUNO ATUA COMO SUJEITO DO PR?PRIO APRENDIZADO, ENQUANTO O PROFESSOR MOSTRA-SE COMO UM MEDIADOR ENTRE O ALUNO E O CONHECIMENTO A SER ADQUIRIDO.