ESTE ARTIGO RESULTA DE UMA INVESTIGA??O SOBRE FATORES DETERMINANTES INTERNOS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO GESTOR E DO COORDENADOR PEDAG?GICO NO AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE A REALIZA??O DO COMPONENTE CURRICULAR EST?GIO SUPERVISIONADO DE GEST?O E COORDENA??O
PEDAG?GICA EM AMBIENTES ESCOLARES, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?, ENTRE OS MESES DE JANEIRO E DEZEMBRO DO ANO DE 2019. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O DE CAR?TER EXPLORAT?RIO-DESCRITIVO REALIZADA A PARTIR DE OBSERVA??ES E EXPERI?NCIAS NO INTERIOR DE DUAS ESCOLAS, SENDO UMA DA REDE PRIVADA E OUTRA DA REDE P?BLICA DE ENSINO. TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS FATORES CONDICIONANTES DETERMINANTES INTERNOS E SUAS POSS?VEIS INTERFER?NCIAS NA EXECU??O LABORAL DO GESTOR E DO COORDENADOR PEDAG?GICO DESSES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS DAS DUAS ESCOLAS ANALISADAS S?O DIRETAMENTE INFLUENCIADAS POR FATORES CONDICIONANTES DETERMINANTES INTERNOS QUE SE APRESENTAM EM ALGUNS MOMENTOS DE FORMAS
DISTINTAS E PONTUAIS, EM OUTROS MOMENTOS SE MOSTRA DE FORMA COMUM E NORMALIZADA NESSAS INSTITUI??ES, SE ACENTUANDO NAS A??ES DE CAR?TER POL?TICO-SOCIAL EXERCIDAS POR ESTES AGENTES. APONTAM PARA ALGUNS PROBLEMAS RESULTANTES DOS CONDICIONANTES INTERNOS QUE FORAM IDENTIFICADOS E QUE SE MOSTRAM LATENTES,
TORNANDO-SE OBST?CULOS A SEREM SUPERADOS, POIS, MUITAS VEZES O RESULTADO DOS MESMOS ? O ADOECIMENTO DESSES PROFISSIONAIS GESTORES E COORDENADORES PEDAG?GICOS, OCASIONADO PELA FALTA DE PERCEP??O E DE ENTENDIMENTO POR PARTE DOS MESMOS DE QUE H? A FORTE INFLU?NCIA DESSES FATORES EM SUAS A??ES
PROFISSIONAIS NO INTERIOR DESSAS ESCOLAS.