O PRESENTE ARTIGO, RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LETRAS INGLÊS, COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA GRANDE/AL, TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A MOTIVAÇÃO DO ALUNO EM APRENDER O INGLÊS, SE ESTA MOTIVAÇÃO ADVÉM DO PROFESSOR E/OU DO PRÓPRIO ALUNO, BEM COMO AS ATIVIDADES QUE OS MAIS MOTIVAM A ESSA APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA. FALAR SOBRE MOTIVAÇÃO EM APRENDER UM SEGUNDO IDIOMA SE FAZ IMPORTANTE UMA VEZ QUE PERCEBE-SE A DISSEMINAÇÃO DA CRENÇA DE QUE OS ALUNOS NÃO APRENDEM A LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA, ALGO COMUM DE SE OUVIR DOS PRÓPRIOS APRENDIZES. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA (CRESSWELL, 2007), DO TIPO ESTUDO DE CASO, UMA DAS ABORDAGENS DESSA METODOLOGIA (LÜDKE E ANDRE, 2015), INVESTIGANDO O TEMA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS DE SONDAGEM (GIL, 2013), OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS ALUNOS E AO DOCENTE DA DISCIPLINA DE INGLÊS. ALÉM DOS QUESTIONÁRIOS FOI UTILIZADO TAMBÉM O DIÁRIO DE CAMPO (DEMO, 2012) PARA REGISTRAR MINHAS PERCEPÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. COMO APORTE TEÓRICO, LANÇAMOS MÃOS DOS ESTUDOS DE PAIVA (2009/2011), HOLDEN (2009) DENTRE OUTROS AUTORES QUE FALAM A RESPEITO DO TEMA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A CONSTANTE MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR NO MOMENTO EM QUE ESTE PERCEBE A FALTA DE INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER LI TEM DESPERTADO NO ALUNO DISPOSIÇÃO EM REALIZAR AS ATIVIDADES EM SALA E CONSEQUENTEMENTE O APRENDIZADO DESTE IDIOMA.