O CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL COLÔNIA POSSIBILITA CONHECER SOBRE O INÍCIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS JESUÍTAS, COMPREENDENDO OS MOTIVOS MISSIONÁRIOS DOS ENSINAMENTOS E COMO A EDUCAÇÃO PASSA A ASSUMIR PAPEL DE AGENTE COLONIZADOR. É O SUCESSO DO SISTEMA DE ENSINO DESENVOLVIDO NAS MISSÕES CARACTERIZADO PELA ORGANIZAÇÃO, RESSALTANDO COMO PRIMEIRA MEDIDA O ESTUDO DA LÍNGUA TUPI -GUARANI E SEQUENCIALMENTE A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO PARA COMUNICAÇÃO ENTRE COLONIZADOS E COLONIZADORES, MAS COM O PASSAR DA CONVIVÊNCIA OS GENTIOS COMEÇARAM A FALAR O PORTUGUÊS SUBSTITUINDO AS ORIGENS INDÍGENAS POR HÁBITOS PORTUGUESES. MESMO ASSIM, DESTACAMOS OS JESUÍTAS COMO EDUCADORES MISSIONÁRIOS QUE TRANSFORMARAM A VIDA DOS INDÍGENAS. ASSIM, ENFATIZAREMOS AS CONTRIBUIÇÕES QUE OS JESUÍTAS EFETIVARAM ATRAVÉS DO TRABALHO MISSIONÁRIO CONSTRUÍDO A FRENTE DE UM TEMPO EM QUE O OBJETIVO DAS MISSÕES ERA A DOMINAÇÃO DO POVO QUE HABITAVA NOSSAS TERRAS, CARACTERIZANDO A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO QUE EMANCIPOU E CONSENTIU AOS ÍNDIOS O DIREITO DE EVOLUIR A QUALIDADE DE VIDA MESMO MEDIANTE AS INTENÇÕES DA CLASSE BURGUESA QUE SE ENFATIZARAM AO PASSAR DO TEMPO, E COMO ESSA EDUCAÇÃO AINDA INFLUENCIA A EDUCAÇÃO ATUAL.