ESTE ARTIGO DISCUTE OS DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELAS/OS DISCENTES QUE CURSARAM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE (EPS) A RESPEITO DO “FICAR” NA ADOLESCÊNCIA. ESSA DISCIPLINA É UM COMPONENTE CURRICULAR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JEQUIÉ-BA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 44 DISCENTES EM TRÊS TURMAS DE EJA JUVENIL EM DUAS ESCOLAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. PARA A CONSTRUÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI UTILIZADA A FERRAMENTA DO GRUPO FOCAL MEDIADA POR UM DEPOIMENTO SOBRE OS RELACIONAMENTOS AFETIVOS E SEXUAIS DE JOVENS. PARA GARANTIR O ANONIMATO DOS/AS ALUNOS/AS E DAS ESCOLAS SERÃO UTILIZADOS CÓDIGOS. EM GERAL, OS DIÁLOGOS EVIDENCIARAM QUE O “FICAR” É UMA PRÁTICA COMUM ENTRE AS/OS ADOLESCENTES, ENTRETANTO, EXISTE UMA DISTINÇÃO SOCIAL QUE INFERIORIZA AS MULHERES EM RELAÇÃO AOS HOMENS. NESSA PRÁTICA PODEM OCORRER RELAÇÕES SEXUAIS, MAS NÃO É OBRIGATÓRIO. GERALMENTE, AS MENINAS SE SENTEM PRESSIONADAS PELOS MENINOS A REALIZAREM A PRÁTICA SEXUAL.