O ALUNO COM DISLEXIA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: AÇÕES E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68927 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 7303 "titulo" => "O ALUNO COM DISLEXIA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: AÇÕES E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE AS DÚVIDAS FREQUENTES NO QUE DIZ RESPEITO À DISLEXIA, BEM COMO O PROCESSO DE FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, DURANTE A APRENDIZAGEM E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PODEM SER UTILIZADAS COM O ALUNO DISLÉXICO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SABEMOS QUE UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTE NA VIDA ESCOLAR DE UMA CRIANÇA É A ALFABETIZAÇÃO, POIS APRENDER A LER E ESCREVER É UM DOS OBJETIVOS, MAIS ESPERADOS PELA FAMÍLIA E PELOS PRÓPRIOS EDUCANDOS. ALGUMAS CRIANÇAS PASSAM POR ESSA FASE DE ALFABETIZAÇÃO SEM NENHUMA DIFICULDADE, PORÉM OUTRAS NÃO CONSEGUEM SE APROPRIAR DESSE TIPO DE LINGUAGEM. TRATAREMOS NESTE ARTIGO DA DISLEXIA, QUE É UM DISTÚRBIO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA (NA PRONUNCIA E NA SOLETRAÇÃO) E DA ESCRITA, OCASIONADO POR ALGUMAS FALHAS NO CÉREBRO, RESULTANDO EM UMA LINGUAGEM NÃO COMPREENDIDA. CONTUDO, OS DISLÉXICOS SÃO INTELIGENTES E COM MUITAS HABILIDADES, E É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER ESSES ALUNOS EM SUA SALA DE AULA, TENTANDO EM TODOS OS MOMENTOS DIMINUIR E EVITAR SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO, DEVIDO ÀS DIFICULDADES DESTE INDIVÍDUO EM APRENDER. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS, ATRAVÉS DE LIVROS, REVISTAS E OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA PESQUISA. BUSCAMOS FUNDAMENTOS NOS ESTUDOS DE TEÓRICOS COMO: FERNANDES E PENNA (2008), ABREU (2012), BERGAMINI (2014), ENTRE OUTROS. ASSIM, FAZ SE NECESSÁRIO O APOIO DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, AJUDANDO A FAMÍLIA, O ALUNO A ENTENDER MELHOR ESSE DISTÚRBIO, E O PROFESSOR A INTERVIR NA SITUAÇÃO, DECIDINDO QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER ADOTADOS PARA DIRECIONAR O A CRIANÇA DISLÉXICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DISLEXIA, ALFABETIZAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID7303_01102020211008.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FERNANDES " "autor_email" => "vivi199286@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68927 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2668 "inscrito_id" => 7303 "titulo" => "O ALUNO COM DISLEXIA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: AÇÕES E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE AS DÚVIDAS FREQUENTES NO QUE DIZ RESPEITO À DISLEXIA, BEM COMO O PROCESSO DE FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, DURANTE A APRENDIZAGEM E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PODEM SER UTILIZADAS COM O ALUNO DISLÉXICO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SABEMOS QUE UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTE NA VIDA ESCOLAR DE UMA CRIANÇA É A ALFABETIZAÇÃO, POIS APRENDER A LER E ESCREVER É UM DOS OBJETIVOS, MAIS ESPERADOS PELA FAMÍLIA E PELOS PRÓPRIOS EDUCANDOS. ALGUMAS CRIANÇAS PASSAM POR ESSA FASE DE ALFABETIZAÇÃO SEM NENHUMA DIFICULDADE, PORÉM OUTRAS NÃO CONSEGUEM SE APROPRIAR DESSE TIPO DE LINGUAGEM. TRATAREMOS NESTE ARTIGO DA DISLEXIA, QUE É UM DISTÚRBIO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA (NA PRONUNCIA E NA SOLETRAÇÃO) E DA ESCRITA, OCASIONADO POR ALGUMAS FALHAS NO CÉREBRO, RESULTANDO EM UMA LINGUAGEM NÃO COMPREENDIDA. CONTUDO, OS DISLÉXICOS SÃO INTELIGENTES E COM MUITAS HABILIDADES, E É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER ESSES ALUNOS EM SUA SALA DE AULA, TENTANDO EM TODOS OS MOMENTOS DIMINUIR E EVITAR SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO, DEVIDO ÀS DIFICULDADES DESTE INDIVÍDUO EM APRENDER. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS, ATRAVÉS DE LIVROS, REVISTAS E OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA PESQUISA. BUSCAMOS FUNDAMENTOS NOS ESTUDOS DE TEÓRICOS COMO: FERNANDES E PENNA (2008), ABREU (2012), BERGAMINI (2014), ENTRE OUTROS. ASSIM, FAZ SE NECESSÁRIO O APOIO DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, AJUDANDO A FAMÍLIA, O ALUNO A ENTENDER MELHOR ESSE DISTÚRBIO, E O PROFESSOR A INTERVIR NA SITUAÇÃO, DECIDINDO QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER ADOTADOS PARA DIRECIONAR O A CRIANÇA DISLÉXICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DISLEXIA, ALFABETIZAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID7303_01102020211008.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE FERNANDES " "autor_email" => "vivi199286@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }