ESTE ARTIGO SINTETIZA O PROCESSO DE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNEB ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD), A OFERTA E A CAPILARIDADE DOS CURSOS DO SISTEMA UAB E OS RESULTADOS DO LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO REALIZADO COM OS ESTUDANTES DA UAB. ESTE TRABALHO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA MAIS ABRANGENTE PARA O MESTRADO PROFISSIONAL DO AUTOR, QUE VISA CONSTRUIR UM PROTOCOLO PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UNEB. PARA O OBJETO DESTE TRABALHO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DA LITERATURA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM A OFERTA DE CURSOS DO SISTEMA UAB A UNEB E DOS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DAS PESQUISAS NOS POLOS E COM OS ESTUDANTES. COMO RESULTADO DA PESQUISA TEM SE UMA SÍNTESE DO PANORAMA DA OFERTA E DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES.