NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DO PAÍS, FOI INSTITUÍDA A LEI 10.639/2003, QUE ESTABELECEU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. TODAVIA, COM MAIS DE QUINZE ANOS DA SUA PROMULGAÇÃO, CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SUA IMPLEMENTAÇÃO. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO QUE POSSIBILITARÁ O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS.PROCEDERÁ À PESQUISA DO TIPO QUALITATIVO, DE NATUREZA APLICADA E A ABORDAGEM COM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCEDIMENTO SERÁ DA PESQUISA-AÇÃO. O LOCAL DE APLICAÇÃO SERÁ O ESCOLAR E O ESPAÇO NÃO-FORMAL, RESPECTIVAMENTE, O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS MARECHAL DEODORO E O ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS (APA). OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO OS PROFESSORES DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI), DO CAMPUS MARECHAL DEODORO E OS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO E EM MEIO AMBIENTE. O MÉTODO DE COLETA DE DADOS SERÁ A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A ANÁLISE DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. COLOCA-SE COMO PRODUTO EDUCACIONAL A SER DESENVOLVIDO O GUIA DIDÁTICO. ESSE INSTRUMENTO PERMITIRÁ A CONEXÃO DO DOCENTE ÀS FONTES PRIMÁRIAS DO APA. LOGO, PRETENDE-SE CONTRIBUIR COM AS AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003, BEM COM, COM A REFLEXÃO DE SUA IMPORTÂNCIA NO CERNE DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE RACIAL EM ALAGOAS.