ESTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR A FUNÇÃO DO PUDOR NAS OBRAS “A PIANISTA” DE ELFRIEDE JELINEK E “A METAMORFOSE” DE FRANZ KAFKA. PARA ISTO, RECORREMOS A UM TRABALHO DE CUNHO QUALITATIVO, O QUAL, ATRAVÉS DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E LANÇANDO MÃO DO MÉTODO COMPARATIVO, BUSCA DESCREVER E COMPARAR A FORMA COMO O TEMA DO PUDOR SE COLOCA NESSAS DUAS OBRAS. NOS BASEAMOS NO ESTUDO DE BOLOGNE (1990), QUE APRESENTA DIFERENTES FORMAS DE PUDOR: PUDOR DOS SENTIMENTOS, PUDOR CORPORAL E PUDOR ARTÍSTICO, E, A PARTIR DAS DISCUSSÕES POR ELE LEVANTADAS, COMPROVAMOS QUE EM “A PIANISTA” O TEMA É TRATADO COM BASE NUMA IMAGEM ANCORADA NO CORPO, ENQUANTO QUE, POR OUTRO LADO, NA OBRA DE FRANZ KAFKA ABORDA-SE O TEMA DO PUDOR EM FUNÇÃO DE QUESTÕES LIGADAS AOS SENTIMENTOS. ASSIM, CONSEGUIMOS CONCLUIR QUE, DIANTE DAS OBRAS ANALISADAS, O PUDOR CORPORAL ESTÁ RELACIONADO AO FEMININO, ENQUANTO O DOS SENTIMENTOS LIGA-SE AO MASCULINO, SERVINDO PARA IMPULSIONAR A TRAMA VIVENCIADA PELOS PERSONAGENS DAS OBRAS.