O PRESENTE RESUMO TRATA DO TRABALHO REALIZADO COM UMA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE REGULAR DE ENSINO. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É ANALISAR O PAPEL DO PROFESSOR E A SUA BUSCA AUTÔNOMA PELO CONHECIMENTO A FIM DE MEDIAR O PROCESSO INCLUSIVO DE UMA CRIANÇA COM TEA NA SALA DE AULA COMUM. JUSTIFICA-SE ESSE ESTUDO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DO INACABAMENTO DO CONHECIMENTO, DO SER HUMANO E, DESTE MODO, DO PROFESSOR. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO SENDO PARTICIPANTE E SE DELINEIA ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. AS REFLEXÕES EM TORNO DESTE TEMA MOSTRAM-NOS QUE É IMPRESCINDÍVEL À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CONSTANTE BUSCA POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE DAS CAPACIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL MODIFICAR A SOCIEDADE ATUAL, QUE É CULTURALMENTE EXCLUDENTE E ADEPTA DA IDEIA DO CAPACITISMO. PARA A ESCRITA DO PRESENTE RESUMO, EMBASAMO-NOS PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES REFERENCIAIS TEÓRICOS: MAYRA GAIATO, PAULO FREIRE, EUGÊNIO CUNHA E ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA.