NOVAS POLÍTICAS, ANTIGAS CONCEPÇÕES: UM PACTO PARA FORMAR O PROFESSOR ALFABETIZADOR
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A pesquisa caracteriza-se como um estudo documental, que toma os elementos da Análise do Discurso da perspectiva foucaultiana na trama do saber/verdade/poder, tendo como principais fontes documentais o Manual do Pacto e a Portaria nº 867/2012. Nessa perspectiva, na lógica da Análise do Discurso de Foucault, deve-se prestar atenção à linguagem como constituinte e constituída de práticas e de sujeitos. A atual política de formação continuada do professor alfabetizador está tomada por antigas concepções. Nesse sentido, a tese da teoria do Capital Humano é reeditada nos dias atuais, a “educação para todos” vira “todos pela educação” e agora é considerada a “filosofia” que promete o avanço das nações com gastos mínimos por parte do Estado. Além da própria concepção de alfabetização, limitada a aprendizagem das habilidades individuais de ler e escrever sendo utilizada para fins escolares. 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