O MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, TROUXE UM DOS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SOCIEDADE MUNDIAL, QUE MODIFICOU O SISTEMA EDUCACIONAL ATUAL IMPOSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. NESTE CONTEXTO, OS PROFESSORES ESTÃO BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA QUE O ENSINO DE CONTINUIDADE, MUITAS VEZES REINVENTANDO E RESSIGNIFICANDO SUAS PRÁTICAS FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS. MEDIANTE A ESTE CENÁRIO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR O LEVANTAMENTO DO PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NO ENSINO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE INTENSIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA, BEM COMO IDENTIFICAR QUAIS AS FERRAMENTAS DIGITAIS MAIS UTILIZADAS, A FIM DE COMPREENDER OS PRINCIPAIS DESAFIOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS EDUCACIONAIS EFETIVAS E ACESSÍVEIS A TODOS. ASSIM FOI ELABORADO UM FORMULÁRIO ON LINE, COMPOSTO DE QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, E ENVIADOS DE FORMA ELETRÔNICA (MÍDIAS SOCIAIS) À PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR QUE FAZEM PARTE DE EGRESSOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E REDE PÚBICA E PRIVADA DE ENSINO. FORAM ENVIADOS À CERCA DE 300 PROFESSORES, QUE RELATARAM VIVENCIAR UM MOMENTO DE SOBRECARGA E ACÚMULO DE VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS, REDUZINDO O TEMPO PARA O PREPARO PEDAGÓGICO DAS SUAS ATIVIDADES DOCENTES. OS DADOS APONTARAM QUE HAVIA POUCA UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS ANTES DA PANDEMIA, E COM O ISOLAMENTO SOCIAL QUE ESTAMOS VIVENCIANDO, HOUVE UM AUMENTO DE 85% NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO. NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO SE MOSTRAM AVIVAR A PRÁTICA DOCENTE A FIM DE AUXILIAR OS DOCENTES FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO.