NESTE ESTUDO, O ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PNE, (2014 - 2024) É O PANO DE FUNDO PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. FAZ-SE USO DE UMA LUPA PARA ESTUDAR AS POLÍTICAS PLANEJADAS PELO ESTADO NACIONAL E COMO SEUS DESDOBRAMENTOS IMPACTAM NAS AÇÕES SISTÊMICAS DOS DEMAIS NÍVEIS DE GOVERNANÇA. EVIDENCIA-SE, EM MUITAS PESQUISAS RECENTES, O AVANÇO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA ÁREA EDUCACIONAL, ENQUANTO UM FOSSO CADA VEZ MAIOR ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. TAL INQUIETAÇÃO É O PONTO DE PARTIDA SOBRE A REFLEXÃO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS À LUZ DO PNE. O OBJETIVO FOI REALIZAR UMA LEITURA CRÍTICA DOS DOCUMENTOS QUE INSTITUCIONALIZAM O PROJETO EDUCACIONAL EM CURSO NO BRASIL, O PNE, ASSUMINDO-O COMO O CENTRO DA PRESENTE ABORDAGEM.