AS INDICAÇÕES DA COMUNIDADE CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EXPÕEM A NECESSIDADE DE INCLUSÃO DE CONTEÚDOS COMO A RELATIVIDADE, O FENÔMENO QUÂNTICO E SUA APLICABILIDADE COMA FINALIDADE DE GERAR UM ELO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. PORÉM OUTROS CONTEÚDOS, BÁSICOS, SÃO NECESSÁRIOS PARA ALICERÇAR ESSA INCLUSÃO NO ENSINO. DESSA FORMA, BUSCOU-SE ANALISAR SE OS CONTEÚDOS DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR TÊM SIDO ABORDADOS NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM. UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO AOS PROFESSORES DESSA DISCIPLINA NESSA REDE DE ENSINO. PRIMEIRO, FEZ-SE UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS DADOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO E DEPOIS UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS LIVROS PARA O AGRUPAMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. FICA EXPLÍCITO A INSUFICIÊNCIA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE FÍSICA NAS ESCOLAS, ONDE SOMENTE 60% DO CONTEÚDO BÁSICO - E NECESSÁRIO PARA ALICERÇAR OUTROS CONTEÚDOS - SÃO ABORDADOS.