Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68582
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 7021
    "titulo" => "ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => """
      A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM\r\n
      UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS.\r\n
      CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A\r\n
      PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE\r\n
      BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO,\r\n
      ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O\r\n
      ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE\r\n
      AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE\r\n
      BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI\r\n
      REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS\r\n
      RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS\r\n
      EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS\r\n
      PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE\r\n
      RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS,\r\n
      DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS\r\n
      EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS\r\n
      DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS\r\n
      DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7021_01102020194458.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MONTELO"
    "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => "5f878c4e2e58b_14102020_203958.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68582
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 7021
    "titulo" => "ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => """
      A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM\r\n
      UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS.\r\n
      CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A\r\n
      PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE\r\n
      BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO,\r\n
      ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O\r\n
      ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE\r\n
      AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE\r\n
      BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI\r\n
      REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS\r\n
      RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS\r\n
      EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS\r\n
      PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE\r\n
      RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS,\r\n
      DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS\r\n
      EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS\r\n
      DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS\r\n
      DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID7021_01102020194458.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MONTELO"
    "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => "5f878c4e2e58b_14102020_203958.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS. CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO, ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS, DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.