Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 174
ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, RECURSO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS. CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO, ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS, DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.