A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODA PARTE. NO MERCADO DE TRABALHO É EXIGIDO QUE SE SAIBAM
UTILIZÁ-LA. NA CONTEMPORANEIDADE, RARAS SÃO AS ATIVIDADES QUE FUNCIONAM SEM UTILIZÁ-LAS.
CONTRADITORIAMENTE, NA EDUCAÇÃO, LIMITAÇÕES QUANTO AO SEU USO PARA FINS DIDÁTICOS PERSISTEM. A
PROBLEMÁTICA DO ESTUDO FOI SE, E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS ESTADUAIS DE
BALSAS/MA, INSEREM A INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. SUBSIDIARAM O ESTUDO,
ENTRE OUTROS, REFERENCIAIS QUE DISCUTEM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. O
ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR TEORICAMENTE SOBRE A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE
AULA, E EMPIRICAMENTE, SE E COMO OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE
BALSAS/MA ESTÃO INSERINDO AS TECNOLOGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA. A COLETA DE DADOS FOI
REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, COM OITO PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS. OS
RESULTADOS INDICAM QUE OS PROFESSORES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS
EDUCACIONAIS RECURSOS DIDÁTICOS. MEDIANTE AS ANÁLISES DAS ENTREVISTAS, ESTES REVELARAM QUE OS
PROFESSORES QUANDO UTILIZAM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA, O FAZEM A PARTIR DE
RECURSOS DELES E DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES. AS ESCOLAS NÃO POSSUEM EQUIPAMENTOS APROPRIADOS,
DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A NORMALIDADE DAS AULAS OU QUANDO POSSUEM OS
EQUIPAMENTOS ESTÃO OBSOLETOS E SEM MANUTENÇÃO, TAMBÉM AFIRMAM QUE HÁ DESPREPARO DOS
DOCENTES FRENTE AO USO DESSAS TECNOLOGIAS, JÁ QUE RESSALTAM NÃO TEREM TIDO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS
DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA