O PRESENTE ARTIGO VISA DISCUTIR A IMPORT?NCIA DA LEITURA E DA FORMA??O DO LEITOR NO ?MBITO DA BIBLIOTECA ESCOLAR A PARTIR DA AN?LISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS DE EDI??ES PASSADAS DO CONGRESSO NACIONAL DE EDUCA??O, O CONEDU. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UM ESTUDO EXPLORAT?RIO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUAL SE REALIZOU UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO DE ARTIGOS ACAD?MICOS, PUBLICADOS ENTRE 2014 A 2019, NO SITE DO CONEDU UTILIZANDO OS INDICADORES ?BIBLIOTECA ESCOLAR?; ?FORMA??O DO LEITOR?; ?LEITURA?; ?MEDIA??O DE LEITURA?. PARA COMPREENS?O DO MATERIAL LEVANTADO UTILIZOU-SE A AN?LISE DE CONTE?DO COM DIVIS?O DE EIXOS TEM?TICOS QUE APRESENTAM: RELEV?NCIA E BENEF?CIOS DA LEITURA; PROJETOS DE MEDIA??O DE LEITURA; POSSIBILIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR; DEFICI?NCIAS DA BIBLIOTECA ESCOLAR; PARCERIA ENTRE BIBLIOTEC?RIO E PROFESSOR; PERFIL DO BIBLIOTEC?RIO ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE A FORMA??O DO LEITOR ? LARGAMENTE INFLUENCIADA PELO CONTATO COM A BIBLIOTECA ESCOLAR E ASSIM, ? IMPORTANTE EXALTAR AS CONTRIBUI??ES QUE AS PRODU??ES CIENT?FICAS FORNECEM EM RELA??O ? LEITURA E ? BIBLIOTECA ESCOLAR. AO SE INVESTIR EM PRODU??O DO CONHECIMENTO QUE ENVOLVA ESTAS TEM?TICAS, INVESTE-SE NA CONSTRU??O E FORMA??O DO SUJEITO CR?TICO, COM CONSCI?NCIA DE SI E DE SEUS PARES, QUE SE APROPRIA COM AUTORIDADE DE INFORMA??ES, OFERTANDO AO INDIV?DUO, AUTONOMIA E CONHECIMENTO.