ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM ÉTICO-MORAL, A IMPORTÂNCIA DAS FÁBULAS COMO UMA FERRAMENTA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA INICIAL, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O DESENVOLVIMENTO REFLEXIVO DOS ALUNOS, AO SE TRATAR DE VALORES, CRIATIVIDADE, ESTÍMULOS E, CONSEQUENTEMENTE, UM AMADURECIMENTO DE IDEIAS E OPINIÕES CRÍTICAS. ASSIM, BUSCA-SE MOSTRAR COMO A ÉTICA E A MORAL PODEM SER COMPREENDIDAS, A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA, POIS IMAGINA-SE QUE TAL FERRAMENTA POSSA DINAMIZAR O ENSINO, JÁ QUE POSSUI ASPECTO LÚDICO, INCLUSIVO E SOCIALIZADOR, INTERESSANTE E MENOS FORMAL. SENDO ASSIM, POSSA CORROBORAR, SOBRETUDO, NA FORMAÇÃO DO CARÁTER E PREPARAR FUTUROS CIDADÃOS CRÍTICOS E SOLIDÁRIOS, CAPAZES DE PENSAR SOBRE A REALIDADE EM QUE VIVEM E SEREM HÁBEIS A TRANSFORMÁ-LA.