ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA CUJO OBJETIVO FOI IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DO CURSO DE ARQUITETURA JÁ UTILIZARAM ALGUMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM SUAS AULAS E SE UTILIZARIAM A GAMIFICAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FOI FEITA A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE OS PROFESSORES POSSUEM UM CONHECIMENTO INICIAL DO QUE VEM A SER TECNOLOGIAS DIGITAIS, E JÁ UTILIZAM ALGUMAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE SUAS AULAS, SENDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS A MAIS APLICADA POR ELES. HOUVE GRANDE INTERESSE POR PARTE DOS INFORMANTES 13 (76,5%) EM CONHECER SOBRE A GAMIFICAÇÃO POR MEIO DO USO DO APLICATIVO VILLAGE CITY PARA APLICAÇÃO EM SUAS AULAS. DESSA FORMA, DURANTE A PESQUISA, CONSTATOU-SE QUE A GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR PODE SER VISTA COMO UMA FERRAMENTA PARA AUMENTAR A FIXAÇÃO E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO A SER TRABALHADO.