AS AÇÕES DOCENTES PRATICADAS EM SALA DE AULA SÃO FRUTO DA CORRELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E A INDIVIDUALIDADE E IDENTIDADE DO PROFESSOR ENQUANTO, PESQUISADOR, LEITOR, UM SUJEITO NA SOCIEDADE, UM SER PLURAL. REFLETINDO SOBRE ESSE ASPECTO, ESSE TRABALHO BUSCA APRESENTAR QUE É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE ESTABELEÇA A INTERLIGAÇÃO DOS VÁRIOS ASPECTOS QUE O CONSTITUI COMO SUJEITO, SUA PLURALIDADE, E PERMITIR QUE A SALA DE AULA SEJA UM AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS TAMBÉM PLURAIS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTE TRABALHO POSSUI COMO EMBASAMENTO TEÓRICO A BNCC (2018), BAZERMAN (2011), PCN (1998), ALÉM DE OUTROS DOCUMENTOS E TEÓRICOS QUE ORIENTAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PORTANTO, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ABRANGE A PLURALIDADE DAQUELE QUE PLANEJA A AULA, DELINEADO PELAS DIRETRIZES ESCOLARES, E AINDA PERMITE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS QUAIS É POSSÍVEL ESTABELECER A INTERLIGAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA E DESSA FORMA É POSSÍVEL APRESENTAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PARA O ALUNO DESMISTIFICANDO O PENSAMENTO DE QUE AS AULAS DE PORTUGUÊS SE LIMITAM AOS CONHECIMENTOS RELACIONADO AO VIÉS GRAMATICAL. UMA MANEIRA DE ABORDAR ESSES DIVERSOS ASPECTOS DA LÍNGUA É O TRABALHO EM SALA DE AULA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS DISCURSIVOS.