Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 170
O ENSINO PRIMÁRIO PARNAIBANO: MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS DE UMA PROFESSORA DA ESCOLA MONSENHOR ROBERTO LOPES

Palavra-chaves: ENSINO PRIMÁRIO, EDUCAÇÃO, PROFESSORA Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo intitulado “O ensino primário parnaibano: memórias e esquecimentos de uma professora da Escola Monsenhor Roberto Lopes” que pretende analisar a educação primária parnaibana na década de 60, através de relatos de uma professora da referida escola. Elaboramos o seguinte problema: como era o ensino primário em Parnaíba? Tem como objetivo geral resgatar memórias esquecidas sobre o ensino primário historicizando os acontecimentos, experiências educacionais e fatos marcantes que foram vivenciados durante o ensino primário na cidade de Parnaíba-PI. E os específicos são: averiguar como se desenvolvia o fazer pedagógico na época do então primário, procurando contextualizar questões relevantes ao ensino nas series iniciais e refletir sobre o processo educacional neste período. A escola é local repleto de fatos, histórias marcantes, experiências de vida, acontecimentos e principalmente é local de memórias. Conforme SOUZA (2004) “a escola é um lugar de memória [...] as construções escolares são recados que as gerações passadas deixaram às presentes, em forma de monumentos, para não serem esquecidos”.Foi pesquisada uma professora primária da instituição. No referencial teórico nos respaldamos em alguns autores como Lopes (2001), Zotti (2004),Brandão (2001) entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso do tipo etnográfico, com base nos estudos de André e Lüdke (1986) e Bogdan e Biklen (1994). Os resultados mostram a professora pesquisa guarda em sua memória vária lembranças de como se dava o processo de ensino e aprendizagem da época do ensino primário. Dessa forma contribuindo para consolidação desta pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.