AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6947 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 3726 "titulo" => "AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE" "resumo" => "AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE DIAS, Rebeca de Jesus Monteiro (UEPB)¹ DIAS, Valber Rodrigues Dias (UEPB)²RESUMOHá algum tempo os meios de comunicação, como a televisão, o jornal e o rádio, aderiram às narrativas infantis para propagar ideias e para lançar os seus produtos no mercado. No âmbito publicitário, esse procedimento é frequente, porque se conquista a confiança pela familiarização do público com o encanto das histórias infantis, tornando, assim, mais fácil a adesão dos consumidores ao que se pretende comercializar. Contudo, o que se percebe nos anúncios publicitários são artimanhas discursivas, como a polifonia, recorrência de várias vozes na constituição do discurso, a heterogeneidade discursiva, marcada pelo uso das narrativas infantis na publicidade. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição discursiva de um anúncio publicitário, nas perspectivas da Análise do Discurso sob ponto de vista de, Maingueneau (2010) e Fernandes (2007), e da publicidade de acordo com as concepções de Malanga (1979) e Covaleski (2010), a (des)construção da ideia de lobo mau criada pelos contos de fadas.Palavras Chaves: Contos de fadas, Análise do discurso, Publicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, ANÁLISE DO DISCURSO, PUBLICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_07_2014_14_53_27_idinscrito_3726_f970326aaff444af21c04860845f15f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE JESUS MONTEIRO DIAS" "autor_nome_curto" => "REBECA DIAS" "autor_email" => "rebecajmd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERISDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6947 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 3726 "titulo" => "AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE" "resumo" => "AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE DIAS, Rebeca de Jesus Monteiro (UEPB)¹ DIAS, Valber Rodrigues Dias (UEPB)²RESUMOHá algum tempo os meios de comunicação, como a televisão, o jornal e o rádio, aderiram às narrativas infantis para propagar ideias e para lançar os seus produtos no mercado. No âmbito publicitário, esse procedimento é frequente, porque se conquista a confiança pela familiarização do público com o encanto das histórias infantis, tornando, assim, mais fácil a adesão dos consumidores ao que se pretende comercializar. Contudo, o que se percebe nos anúncios publicitários são artimanhas discursivas, como a polifonia, recorrência de várias vozes na constituição do discurso, a heterogeneidade discursiva, marcada pelo uso das narrativas infantis na publicidade. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição discursiva de um anúncio publicitário, nas perspectivas da Análise do Discurso sob ponto de vista de, Maingueneau (2010) e Fernandes (2007), e da publicidade de acordo com as concepções de Malanga (1979) e Covaleski (2010), a (des)construção da ideia de lobo mau criada pelos contos de fadas.Palavras Chaves: Contos de fadas, Análise do discurso, Publicidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONTOS DE FADAS, ANÁLISE DO DISCURSO, PUBLICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_07_2014_14_53_27_idinscrito_3726_f970326aaff444af21c04860845f15f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA DE JESUS MONTEIRO DIAS" "autor_nome_curto" => "REBECA DIAS" "autor_email" => "rebecajmd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERISDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }