ANÁLISE DOCENTE SOBRE O TEMA “MONUMENTO NATURAL VALE DOS DINOSSAUROS”, NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SOUSA-PB.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6898 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 32282 "titulo" => "ANÁLISE DOCENTE SOBRE O TEMA “MONUMENTO NATURAL VALE DOS DINOSSAUROS”, NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SOUSA-PB." "resumo" => "A Paleontologia é a área da ciência responsável por desvendar os mistérios da história do Planeta Terra por meio do estudo dos fósseis. O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Sousa, reconhecida por possuir importantes registros fossilíferos, e tem o objetivo de investigar como os docentes das redes de ensino de Sousa trabalham os assuntos referentes à Paleontologia, visando estabelecer um fio condutor que integre os conteúdos abordados pela ciência ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Esse estudo tem caráter qualitativo, realizado a partir da distribuição de questionários nas redes de ensino público e privado, sendo selecionados professores que lecionam as disciplinas de ciências e biologia. Os questionários foram distribuídos em sete escolas da cidade, onde os docentes responderam questões sobre sua formação, local e ano de conclusão, experiência profissional, pós-graduação, séries que ministram aulas, e perguntas específicas a respeito da abordagem paleontológica nos livros didáticos e da utilização e importância do parque dos dinossauros. Os resultados demostram que a abordagem dessa ciência nos livros didáticos é superficial, e que na busca de enriquecer suas aulas todos os professores da pesquisa recorrem a outras fontes, como a realização de algumas aulas de campo no monumento natural Vale dos Dinossauros, porém não existem projetos educacionais que envolva a divulgação da importância de preservar esse patrimônio. A relevância dessa pesquisa refere-se ao incentivo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos no vale dos dinossauros, despertando no estudante e na população em geral o interesse pela preservação desse ambiente, por ser de grande importância para a região de Sousa, assim como para o Brasil. Palavras-Chave: Paleontologia. Parâmetros Curriculares. Icnofósseis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "PALEONTOLOGIA, PARÂMETROS CURRICULARES, ICNOFÓSSEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_00_43_41_idinscrito_32282_f445a6aefae45e50e4f8767b71e307ae.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA TORRES GADELHA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MOREIRA" "autor_email" => "marianamtgadelha@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6898 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1554 "inscrito_id" => 32282 "titulo" => "ANÁLISE DOCENTE SOBRE O TEMA “MONUMENTO NATURAL VALE DOS DINOSSAUROS”, NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SOUSA-PB." "resumo" => "A Paleontologia é a área da ciência responsável por desvendar os mistérios da história do Planeta Terra por meio do estudo dos fósseis. O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Sousa, reconhecida por possuir importantes registros fossilíferos, e tem o objetivo de investigar como os docentes das redes de ensino de Sousa trabalham os assuntos referentes à Paleontologia, visando estabelecer um fio condutor que integre os conteúdos abordados pela ciência ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Esse estudo tem caráter qualitativo, realizado a partir da distribuição de questionários nas redes de ensino público e privado, sendo selecionados professores que lecionam as disciplinas de ciências e biologia. Os questionários foram distribuídos em sete escolas da cidade, onde os docentes responderam questões sobre sua formação, local e ano de conclusão, experiência profissional, pós-graduação, séries que ministram aulas, e perguntas específicas a respeito da abordagem paleontológica nos livros didáticos e da utilização e importância do parque dos dinossauros. Os resultados demostram que a abordagem dessa ciência nos livros didáticos é superficial, e que na busca de enriquecer suas aulas todos os professores da pesquisa recorrem a outras fontes, como a realização de algumas aulas de campo no monumento natural Vale dos Dinossauros, porém não existem projetos educacionais que envolva a divulgação da importância de preservar esse patrimônio. A relevância dessa pesquisa refere-se ao incentivo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos no vale dos dinossauros, despertando no estudante e na população em geral o interesse pela preservação desse ambiente, por ser de grande importância para a região de Sousa, assim como para o Brasil. Palavras-Chave: Paleontologia. Parâmetros Curriculares. Icnofósseis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "PALEONTOLOGIA, PARÂMETROS CURRICULARES, ICNOFÓSSEIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_00_43_41_idinscrito_32282_f445a6aefae45e50e4f8767b71e307ae.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA TORRES GADELHA" "autor_nome_curto" => "MARIANA MOREIRA" "autor_email" => "marianamtgadelha@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }