UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAIÇARA E ESPERANÇA – PARAÍBA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8010 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 3667 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAIÇARA E ESPERANÇA – PARAÍBA" "resumo" => "O gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios da comunidade escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar o conceito de gestão a partir da análise dos relatos de alguns gestores e analisar eles conduzem essa prática em suas instituições . Esta pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas escolhidas aleatoriamente sendo três localizadas no município de Caiçara e duas localizadas no município de Esperança, no estado da Paraíba. Participaram da pesquisa cinco gestores. Quatro de escolas municipais e um de escola estadual. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário. Foram verificados alguns elementos importantes nos discursos dos gestores tais como: falta de transparência e aprofundamento nas informações peculiares da escola, falta de um conhecimento teórico do que verdadeiramente compete a função de um gestor. Muitas vezes as pessoas que assumem este cargo não estão preparadas suficientemente para conduzi-lo, e as consequências refletem em uma administração de má qualidade, o que acarreta desvantagens para a própria estrutura da escola: recursos financeiros, formação de professores, salário, projetos que a escola é contemplada, material didático, entre outros fatores. Assim, de acordo com os resultados obtidos, observa-se a importante do gestor em saber lidar com os aspectos: político, administrativo, pedagógico e consiga vencer os desafios por meio de uma gestão democrática, onde tudo deve ser resolvido com a participação da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ESCOLA, PAPEL DO GESTOR, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_00_01_10_idinscrito_3667_625e15a2fd3a98ee91abf50802e07da0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubiaetnobio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8010 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 3667 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAIÇARA E ESPERANÇA – PARAÍBA" "resumo" => "O gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios da comunidade escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar o conceito de gestão a partir da análise dos relatos de alguns gestores e analisar eles conduzem essa prática em suas instituições . Esta pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas escolhidas aleatoriamente sendo três localizadas no município de Caiçara e duas localizadas no município de Esperança, no estado da Paraíba. Participaram da pesquisa cinco gestores. Quatro de escolas municipais e um de escola estadual. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário. Foram verificados alguns elementos importantes nos discursos dos gestores tais como: falta de transparência e aprofundamento nas informações peculiares da escola, falta de um conhecimento teórico do que verdadeiramente compete a função de um gestor. Muitas vezes as pessoas que assumem este cargo não estão preparadas suficientemente para conduzi-lo, e as consequências refletem em uma administração de má qualidade, o que acarreta desvantagens para a própria estrutura da escola: recursos financeiros, formação de professores, salário, projetos que a escola é contemplada, material didático, entre outros fatores. Assim, de acordo com os resultados obtidos, observa-se a importante do gestor em saber lidar com os aspectos: político, administrativo, pedagógico e consiga vencer os desafios por meio de uma gestão democrática, onde tudo deve ser resolvido com a participação da comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ESCOLA, PAPEL DO GESTOR, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_00_01_10_idinscrito_3667_625e15a2fd3a98ee91abf50802e07da0.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubiaetnobio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }